RELATO DE EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE GESTORES TERRITORIAIS INDÍGENAS: O TRABALHO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO (Report on experiences in the training of indigenous land managers: field work as a tool)

Maria Bárbara Magalhães BETHONICO, Ananda MACHADO

Resumo


As demarcações e homologações das terras indígenas garantiram a terra à diversas comunidades e etnias em Roraima. O desafio posterior a essa etapa é a gestão do território. A universidade tem contribuído através de pesquisas e oferta de cursos, entre eles o de Gestão Territorial Indígena, que buscou adaptar o currículo às reais necessidades desses povos. Nesse curso as atividades de campo têm sido utilizadas como ferramentas capazes de estabelecer um diálogo entre as culturas e as diversas realidades das comunidades. As experiências aqui relatadas envolvem aspectos da geopolítica, da cultura, das sociedades e suas relações com o espaço e com a natureza, quando pretende-se compreender o processo histórico e os problemas atuais, promovendo reflexões para a formação de futuros gestores indígenas.
Palavras-chave: gestão territorial; trabalho de campo; povos indígenas.


ABSTRACT
The demarcations and homologations of indigenous lands have guaranteed land for several communities and ethnicities in Roraima. The next challenge to this stage is the territory management. The university has contributed through research and provision of courses, including Indigenous Land Management, which sought to adapt its curriculum to the real needs of these peoples. In this course field activities have been used as tools able to establish a dialogue between the cultures and the many contexts of the communities. The experiences reported here involve aspects of the geopolitics, the culture, the societies and their relationships with the space and with nature. Thus the purpose is to understand the historical process and the current problems, while promoting reflections for the education of future indigenous managers.
Keywords: land management; field work; indigenous peoples.


RESUMEN
La demarcación de tierras indígenas y de las aprobaciones aseguró la tierra en las comunidades y grupos étnicos diferentes en Roraima. El desafío después de esta fase es la gestión del territorio. La universidad ha contribuido a través de ofertas de investigación y por supuesto, incluida la Administración de Tierras Indígenas, que trata de adaptar el currículo a las necesidades reales de estas personas. En este campo las actividades en curso se han utilizado como herramientas para establecer un diálogo entre las culturas y contextos diferentes de las comunidades. Los experimentos que aquí involucran aspectos de la geopolítica, la cultura, las sociedades y su relación con el espacio y con la naturaleza. El objetivo es entender el proceso histórico y los problemas actuales, promover ideas para la educación de los futuros directivos indios.
Palabras clave: gestión de la tierra; el trabajo de campo; los Pueblos Indígenas.


DOI: 10.5654/actageo2011.0510.0005

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DOI: http://dx.doi.org/10.5654/acta.v5i10.425




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