n. 21 (2012)

					Visualizar n. 21 (2012)
É com grande satisfação que apresentamos mais uma edição da Revista Textos & Debates. Criada em meados da década de 1990, a Revista tem crescido, se fortalecido ao longo dos anos, tendo cada dia mais a participação de pesquisadores nacionais, contribuindo sobremaneira para a qualidade desse periódico. A mudança para o formato digital consolida o esforço de tornar a Revista um espaço efetivo de divulgação dos conhecimentos produzidos em diversas e importantes instituições do país, e que valoriza a pesquisa acadêmica na área de Ciências Humanas, buscando, com isso, contribuir para a construção de um conhecimento real do mundo, das relações sociais de forma interdisciplinar. Nesta edição são apresentados trabalhos sobre as relações internacionais entre Brasil e Venezuela, integração regional no espaço Guianês, Educação em missões argentinas e na fronteira Brasil Bolívia, entre outros temas relevantes não apenas na academia, mas também para a sociedade. Em uma realidade mais ampla, temos a pertinente e oportuna resenha do livro Carlos Nelson Coutinho e a renovação do marxismo no Brasil, organizado por Marcelo Braz, publicado em 2012. Enfi m, uma gama de assuntos que esperamos contribua para aprofundar as discussões entre alunos, pesquisadores e demais interessados. Por fi m, agradecemos aos autores que enviaram seus textos para publicação e continuamos a espera de novos artigos para estimular o debate nas próximas edições dessa revista.
Publicado: 09/08/2013

Artigos e Comunicações

  • RELAÇÕES BILATERAIS ENTRE BRASIL E VENEZUELA ATRAVÉS DOS ESTADOS DE RORAIMA E BOLÍVAR

    Ana Carolina Viana, Olendina Bonet de Queiroz
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i21.1591
  • CRIANÇAS BOLIVIANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

    Anamaria Santana da Silva, Tammi Flávie Peres Borges de Souza
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i21.1592
  • TERRITORIALIDADES E INTEGRAÇÃO: O ESCUDO GUIANÊS NO CONTEXTO DA INICIATIVA IIRSA

    Luis Ventura Fernández
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i21.1593
  • EDUCACIÓN SUPERIOR E INTERCULTURALIDAD EN MISIONES-ARGENTINA

    Yamila Irupé Nuñez
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i21.1594
  • OS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO CONVÊNIO UEA, INCRA E PRONERA NO PERÍODO DE 2004 A 2008

    Lucinete Gadelha da Costa, Elizangela Feitosa, Wanderlane Cruz
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i21.1595
  • A COMPLEXIDADE DA PROVISÃO DE SERVIÇOS SOCIAIS

    Fernando Antônio França Sette Pinheiro J
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i21.1596
  • UM INTELECTUAL NA BATALHA DAS IDEIAS

    Vladmir Luis da Silva
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i21.1597

Revista Completa

  • Textos e Debates n°21

    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i21.3451