Sobre a Revista

A Revista Textos e Debates aceita trabalhos acadêmicos, em fluxo contínuo, de pesquisas inéditas e originais, não divulgadas em outras revistas científicas ou livros e relacionadas às Ciências Humanas, em especial, nas áreas: Antropologia, Ciência Política, História, Relações Internacionais e Sociologia.

A proposta da revista é colaborar na divulgação científica para a inovação teórica, metodológica e/ou empírica destas áreas. São aceitos Artigos, Comunicações e Resenhas nos idiomas: português, espanhol e inglês. Os trabalhos devem ser enviados em sua forma final, apresentando consistência teórica, coerência quanto às fundamentações e alguma originalidade. 

A Revista Textos e Debates está indexada em diversas bases acadêmicas como Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES , Latindex etc. 

Notícias

Edição Atual

v. 29 n. 01 (2023): Jan - Jul 2023: Revista Textos e Debates
Crédito da Capa: Mariana da Silva Oliveira.

Círculos de Mulheres na América Latina: Espiritualidade, Agência e Corporalidade

Os Círculos de Mulheres contemporâneos são um fenômeno recente que integra demandas seculares, místicas e espirituais. Na última década proliferaram no Brasil grupos de mulheres que se relacionam com divindades femininas e constroem uma sacralidade alternativa aos modelos androcêntricos e institucionais. Ainda que atravessados por um hibridismo de práticas e referências religiosas, os Círculos de Mulheres possuem o objetivo comum de superar desigualdades de gênero a partir da noção de cura do feminino. 

A revista Textos e Debates apresenta neste número reflexões sobre formas de ritualizar, viver a espiritualidade e construir conhecimento de grupos de mulheres com posições específicas nas estruturas de poder. O Dossiê é um compilado de seis artigos, um prólogo e uma nota de experiência que visa dar conta da atualidade temática e do potencial analítico dos Círculos de Mulheres, bem como manifestações associadas - sagrado feminino, espiritualidade feminina e nova era. A composição promove um interessante debate interdisciplinar e transnacional que recorta elementos de diferentes áreas do conhecimento: espiritualidade, religião, corpo, afeto, gênero e raça. Uma conversa entre vozes de pesquisadoras brasileiras, mexicanas, uma uruguaia e outra espanhola, além de uma participante de Círculos (quem conhece do tema logo reconhecerá sua importância por seu vínculo histórico e afetivo com Mirella Faur e a Teia de Thea).

As organizadoras, pertencentes a programas de pós-graduação em Antropologia, Sociologia e Feminismo, entendem que a compilação contribui com a ciência no sentido de analisar fenômenos sociais atuais e complexos, que põem em jogo temas como corpo, espiritualidade, saúde, raça, violência e disputas por narrativas, sendo marcados por ambiguidades, além de estarem diretamente afetados pelas novas tecnologias. O Dossiê também se propõe a suprir uma lacuna de publicações sobre o tema, uma vez que no Brasil, os trabalhos envolvendo os Círculos de Mulheres são poucos e se encontram dispersos. Assim, o intuito é que a coletânea aqui apresentada possa contribuir com pesquisas futuras sobre o assunto e outras perspectivas analíticas.

Como mencionam as autoras do prólogo, as temáticas circunscritas no Dossiê questionam antigas divisões que estruturam as ciências sociais, exigindo uma abordagem interdisciplinar. Política e espiritualidade, corpo, imanência, transformação social e reprodução de desigualdades são situados como parte de uma existência coletiva que exige formas alternativas de produzir conhecimento. 

Além disso, há o interesse de aproximar o debate acadêmico dos espaços sociais de militância. Para isso, as organizadoras esperam que  o Dossiê também colabore com a  formação de opinião pública respondendo de forma responsável aos questionamentos suscitados em redes sociais sobre o lugar dos Círculos de Mulheres na transformação social e inspire as participantes de Círculos a se perceberem nesse espaço de diálogo e troca.

O compilado é aberto pelo prólogo de estudiosas de longa data das espiritualidades contemporâneas, que compartilham um interessante olhar sobre os Círculos na América Latina. Na sequência um conjunto de seis artigos apresentam uma imagem e percepções sobre o que são Círculos de Mulheres, como estes são atravessados por dinâmicas raciais e de aprofundamento de desigualdades ao passo que constituem modos alternativos de vivenciar a relação com o corpo e a espiritualidade entre mulheres. Um dos artigos é assinado por Fátima Tavares, uma conhecida estudiosa de nova era no Brasil, a quem  se agradece o interesse em colaborar com o debate. O texto final do Dossiê é de autoria de uma participante, o que demonstra o tipo de engajamento que as organizadoras desejam ter com a produção de conhecimento, atento à parcialidade do conhecimento e de valorização dos saberes outrora definidos como nativos. Antes de dar a palavra final, Virginia Sampaio apresenta o caráter vital de sua trajetória em Círculos, registra sua história e seus entrelaçamentos com o movimento de constituição de um sagrado feminino.

Mulheres, Deusas, Sangue, Desigualdades e Transformação Social. Que este Dossiê fortaleça um campo de estudos interdisciplinar, horizontal e comprometido com as múltiplas formas de existência.

As organizadoras

Tchella Fernandes Maso, Raquel Guimarães Mesquita e Thainá Soares Ribeiro.

Lua Crescente, Junho de 2023.

 

Crédito da Capa: Mariana da Silva Oliveira.

Publicado: 31/01/2024

Prólogo

  • Mujeres y Diosas. Los círculos de mujeres en la espiritualidad contemporánea

    Sibila Vigna, Sara Pastor-Talboom
    e7996
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i01.7996

Artigos e Comunicações

  • Círculos de Mulheres: cadência ritual e sentidos intersubjetivos

    Tchella Fernandes Maso
    e7997
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i01.7997
  • Vagina, corpo e mente entre a branquitude e o sagrado feminino no Brasil do século XXI

    Hannah Lima Alcantara de Vasconcellos
    e7998
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i01.7998
  • Escenarios y retos de la espiritualidad femenina y su estudio.

    María del Rosario Ramírez Morales
    e7999
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i01.7999
  • Resignificaciones y revitalizaciones del útero en los círculos de mujeres: vincularse y recuperar la vida

    Gisela Valdés Padilla
    e8001
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i01.8001
  • Um lugar possível para o sangue: círculos de mulheres, menstruação e ciclicidade 

    Raquel Guimarães Mesquita, Antônio Cristian Saraiva Paiva
    e8002
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i01.8002
  • Religiosidades nova era e Círculos de Mulheres no Brasil: hibridismos, redes e cortes

    Fatima Regina Gomes Tavares, Thainá Soares Ribeiro, Iacy Pissolato Silvera
    e8003
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i01.8003

Relato de Experiência – Uma escrita em Primeira Pessoa

  • Círculos de Mulheres: Deusa, mãe, sacerdotisa e alquimista

    Virginia Sampaio
    e8005
    DOI: https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v29i01.8005
Ver Todas as Edições

 

A revista Textos e Debates é um veículo de publicação do Centro de Ciências Humanas da UFRR. Publicada desde 1995, tem por objetivo colaborar com a difusão de trabalhos originais na área de Ciências Humanas, na forma de Artigos, Comunicações e Resenhas.

Com uma periodicidade semestral, a revista constitui o mais antigo veículo de publicação científica da UFRR. Seu caráter interdisciplinar permite um diálogo acadêmico entre diferentes áreas e instituições de pesquisa.

Recebemos textos em fluxo contínuo, enviados a qualquer momento, e preparamos para cada edição um dossiê com temas e agendas específicos.


ENVIO DE ARTIGOS

Para enviar um artigo é necessário se cadastrar na revista através do link CADASTRO . Não esqueça de clicar na opção "Autor".

Caso você já esteja cadastrado e não está conseguindo enviar o seu texto, clique no link PÁGINA DO USUÁRIO logo depois em "Editar o meu perfil" . No final do formulário, no item "Papéis", habilite a categoria "Autor". Se mesmo assim o problema persistir entre em contato via e-mail:  textosedebates@ufrr.br.