UTILIZAÇÃO DE ROTEIRO GEOTURÍSTICO DO LITORAL PIAUIENSE COMO SUPORTE DIDÁTICO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA, BEM COMO PARA APRECIAÇÃO DE GEOTURISTAS
Palavras-chave:
Geoturismo, Litoral do Piauí, Ensino de Geografia Física, Contemplação, Área de Proteção AmbientalResumo
o estudo em questão tem como objetivo apresentar uma sugestão de utilização de roteiro geoturístico para o litoral piauiense, enquanto suporte didático para o ensino de Geografia Física, que possa contribuir para viabilizar a valorização, divulgação da geodiversidade local e apreciação paisagística para os geoturistas e demais visitantes da área em questão. Como procedimento metodológico para a realização deste trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a partir de livros e capítulos de livros, artigos em periódicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado e estudos publicados em anais de eventos, que tratem sobre as temáticas retratadas, e a pesquisa de campo. A sugestão de Roteiro Geoturístico para o litoral piauiense se estabelece a partir dos quatro municípios costeiros da área e tem como geoatrativos no sentido oeste-leste, iniciando-se pelo município de Ilha Grande: o Delta do rio Parnaíba; no município de Parnaíba: a praia de Pedra do Sal; no município de Luís Correia, a praia de Itaqui; e no município de Cajueiro da Praia, a praia de Morro Branco, a praia de Barrinha e a praia de Cajueiro da Praia. Neste sentido, entende-se que a sugestão do presente roteiro geoturístico para o litoral do Piauí, funcionaria como estratégia didática para o ensino e aprendizagem da Geografia Física, bem como serviria como contribuição, inicialmente, para os (geo)turistas e demais visitantes conhecerem a geodiversidade e geopatrimônio do litoral piauiense.
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