REESTRUTURAÇÃO URBANA EM UBÁ-MG: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE UMA NOVA CENTRALIDADE URBANA NA ZONA OESTE DA CIDADE

Autores

Palavras-chave:

Estruturação Urbana, Centralidade Urbana, Espaço Urbano, Cidade.

Resumo

O presente trabalho busca compreender a constituição de uma nova centralidade urbana em Ubá-MG. Propõe que a natureza da centralidade urbana é diversa em seus conteúdos, processos e formas, por ser o espaço urbano permeado por igual diversidade. Objetiva explicitar a natureza da centralidade urbana instituída na Zona Oeste da cidade, considerando os conteúdos, processos e os agentes que a constituem, bem como os fatores concorrentes para a sua diversificação. Para tanto, o trabalho propôs a construção de uma abordagem que objetiva a compreensão da geografia de Ubá, reconhecendo e identificando critérios para a qualificação da cidade, revelando eixos de integração no território e padrões diferenciados de distribuição de centralidades urbanas.

Biografia do Autor

Salomão Júnior Curi, Mestrando Geografia UFV

Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFJF.

Mestrando em geografia pela UFV.

Gustavo Soares Iorio, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade federal de Viçosa(PPGeo/UFV)

Geógrafo (bacharel e licenciado) pela UFV. Mestre e Doutor pela UFRJ. Professor Adjunto 2 do Programa de Pós Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da UFV.

Downloads

Publicado

13-07-2021

Como Citar

Curi, S. J., & Iorio, G. S. (2021). REESTRUTURAÇÃO URBANA EM UBÁ-MG: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE UMA NOVA CENTRALIDADE URBANA NA ZONA OESTE DA CIDADE. REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA, 15(1), 130–151. Recuperado de http://revista.ufrr.br/rga/article/view/7076

Edição

Seção

Artigos