GEOMARKETING COMO FERRAMENTA DE MARKETING ESTRATÉGICO: ANÁLISE GEOESPACIAL DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL NO ESTADO DO MATO GROSSO
Palavras-chave:
Geoprocessamento, Geomarketing, Posto de Combustível, Tomada de Decisão, Mato GrossoResumo
Este trabalho tem como principal objetivo analisar os fatores associados ao processo de Geomarketing na tomada de decisão dos empreendimentos pesquisados no estado de Mato Grosso. Buscando ainda identificar o perfil dos empreendimentos pesquisados, quantificar os principais fatores que influenciam o processo de gestão mercadológica dos postos de combustíveis, mensurar aspectos relacionados ao Geomarketing utilizados pelos empreendimentos e qualificar o Geomarketing. Foram geradas tabelas com os resultados obtidos através de questionários aplicados aos proprietários dos postos de combustíveis e foi possível alcançar os objetivos pressupostos, sendo capaz de apontar e mapear aspectos importantes para a inserção e solidificação das empresas no estado do Mato Grosso. Identificou-se a situação e a evolução econômica da localidade em questão, assim foi possível verificar a importância de localização para decisões estratégicas das organizações. Diante dos mapas elaborados e através das análises desenvolvidas com várias variáveis confrontando e cruzando diversas informações, foi possível ter em mente um plano de localização de acordo com o segmento de atividade. Assim o Geomarketing possibilita balizar as ações e projetos de expansão e contribuindo para obter retorno sobre o investimento realizado.