DESENVOLVIMENTO HUMANO DA MICRORREGIÃO DE ARAGUAÍNA – TO: UMA ANÁLISE DO ÍNDICE FIRJAN

Autores

  • Ronildo Borges de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Nilton Marques de Oliveira Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar o desenvolvimento humano da microrregião de Araguaína – TO, no período de 2005 e 2013. Para tanto, foi utilizado o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) para detectar o nível de qualidade de vida da população da microrregião, tendo em vista que este índice utiliza em seu cálculo as variáveis Educação e Saúde além da mensuração da riqueza. A metodologia utilizada foi à pesquisa descritiva, visto que esta descreve as características de determinada população com o uso de técnica padronizada de coleta e tratamento de dados para fins de comparação, inter-regional e intertemporal. Os resultados mostraram que houve uma evolução no desenvolvimento humano da microrregião, pois ocorreu crescimento do IFDM no período analisado, no entanto, ficou perceptível que as variáveis emprego e renda têm muito que melhorar para acompanhar a contribuição da educação e saúde no índice.

Biografia do Autor

Ronildo Borges de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Economista, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins- UFT. Palmas – TO. e-mail: ronildo.47@hotmail.com

 

 

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins- UFT. Bolsista do Progrma Novos Pesquisadores da UFT (Propesq/UFT).

 

Downloads

Publicado

11-12-2018

Edição

Seção

Artigos