Diagnóstico da situação da central de triagem e compostagem com aterro sanitário durante a operação e após a desativação no município de Planalto - RS

Laís Lavnitcki, Camila Angelica Baum, Fabiane Toniazzo, Clóvis Orlando da Ross

Resumo


A problemática da gestão ineficiente dos resíduos sólidos urbanos no Brasil conduziu à elaboração da Lei 12.305/2010, a qual acarretou na desativação de diversos empreendimentos que não conseguiram se adequar a nova legislação. O objetivo desse estudo foi diagnosticar a situação da Central de Triagem e Compostagem com Aterro Sanitário durante sua operação e após a sua desativação no município de Planalto, a fim de verificar sua adequação a legislação vigente e as razões que conduziram a sua desativação. Diante disso, foram realizadas coletas de dados junto à prefeitura e visitas ao empreendimento antes de sua desativação, onde avaliou-se a existência de cercas, sinalização, guarita/portaria, balança, acessos, iluminação e comunicação, instalações de apoio operacional, impermeabilização da base e laterais, drenagem, coleta seletiva e educação ambiental, espalhamento e compactação do resíduo, tratamento do lixiviado, proximidade da área com nascentes e águas superficiais, presença de animais e pessoas e monitoramento da área. Após a desativação da Central de Triagem e Compostagem com Aterro Sanitário, realizou-se novamente uma visita para verificação dos seguintes parâmetros: plano de recuperação, remoção dos resíduos, recuperação executada na área, coleta e tratamento do lixiviado e gás, monitoramento e manutenção da recuperação. Verificou-se a precariedade das instalações do local durante sua operação e após sua desativação, as causas da desativação do empreendimento e as técnicas de recuperação aplicadas, sendo que a mesma se apresenta de forma insuficiente e inadequada, visto que os resíduos depositados continuam poluindo por meio do chorume gerado na decomposição dos mesmos.


Palavras-chave


Resíduos Sólidos; PNRS; Disposição Inadequada; Aterro Sanitário

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v10i2.3858

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA



 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Qualis da Capes (Baixar extrato do WebQualis)

Geografia B3

Geociências B4

Interdisciplinar B4

Ciências Ambientais B4

Ecologia e Meio Ambiente B4 

Biodiversidade B4

Engenharias I B4

Administração, Ciências Contábeis e Turismo B4

Ciências Agrárias I B5


Repositórios/Repositories: Scribd iPaper; DocStoc; Calaméo

Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Roraima. Editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Instituto de Geociências, Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

IGEO/Geografia

Laboratório de Métricas da Paisagem

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114