MOVIMENTO INDÍGENA LATINO-AMERICANO: UMA PRIMEIRA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • David Junior de Souza Silva Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Palavras-chave:

movimento indígena, américa latina, política étnica, estado plurinacional, movimentos sociais.

Resumo

Este artigo apresenta uma primeira revisão da literatura sobre o movimento indígena latino-americano. Sem ignorar a diversidade das lutas indígenas no continente, o texto foca na discussão dos elementos comuns a estes movimentos, no intento de caracterizar esta força continental que tem se formado. Serão tratados o significado sociopolítico de sua atuação, as condições de sua emergência histórica, a especificidade da política singular que desenvolve, suas demandas, alguns de seus horizontes basilares como a conquista do território e da autonomia. Por fim, realiza uma apresentação das abordagens teóricas que se preocupam com a questão indígena e o lugar que relegam para os movimentos indígenas em sua teoria social e política, e alguns postulados metodológicos para compreensão sociológica dos movimentos indígenas.

 

Biografia do Autor

David Junior de Souza Silva, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amapá. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Sociologia, Graduado em Ciências Sociais.

Downloads

Publicado

20-12-2016

Como Citar

Souza Silva, D. J. de. (2016). MOVIMENTO INDÍGENA LATINO-AMERICANO: UMA PRIMEIRA REVISÃO DA LITERATURA. REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA, 10(2), 154–163. Recuperado de http://revista.ufrr.br/rga/article/view/3812

Edição

Seção

Artigos