EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESÍDUOS SÓLIDOS: DESCARTE DE MEDICAMENTOS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

Bartira Araújo da Silva Viana, Sergio Carlos dos Santos Viana, Karla Maria da Silva Viana

Resumo


O aumento da população, da expectativa de vida do ser humano, do consumo de medicamentos, da propaganda em torno dos mesmos e da facilidade de aquisição têm contribuído para o aumento do descarte de medicamentos em locais impróprios. Os medicamentos são um tipo de resíduo que apresentam um risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente, já que seus resíduos possuem alguns componentes químicos resistentes que podem contaminar o solo e a água. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo geral analisar a legislação que trata dos resíduos sólidos, destacando importância da educação ambiental na sensibilização/conscientização da sociedade para o uso sustentável destes tipos de resíduos. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental. O trabalho justifica-se pela constatação de que apesar da possibilidade de reutilização dos medicamentos, o descarte é praticado de forma inapropriada no Brasil. O presente estudo mostrou que os medicamentos são considerados substâncias químicas que causam impactos ambientais negativos. A população contribui nesse processo ao realizar o descarte de medicamentos de maneira incorreta, afetando diretamente o ambiente, pois contribui para a poluição das águas e solos. As áreas contaminadas urbanas são representadas pelos lixões e aterros controlados, causando riscos à saúde humana e desvalorizando financeiramente os imóveis vizinhos. Assim, a articulação entre governo e iniciativa privada, assim como a conscientização da população através de campanhas de educação ambiental por meio do ensino formal e informal aparecem como os principais aspectos a serem trabalhados para viabilizar o novo modelo de gestão de lixo produzido no país. Todos os segmentos da sociedade precisam fazer sua parte.


Palavras-chave


Impactos Ambientais; Lixo Urbano; Medicamentos; Teresina.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v10i2.3722

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA



 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Qualis da Capes (Baixar extrato do WebQualis)

Geografia B3

Geociências B4

Interdisciplinar B4

Ciências Ambientais B4

Ecologia e Meio Ambiente B4 

Biodiversidade B4

Engenharias I B4

Administração, Ciências Contábeis e Turismo B4

Ciências Agrárias I B5


Repositórios/Repositories: Scribd iPaper; DocStoc; Calaméo

Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Roraima. Editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Instituto de Geociências, Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

IGEO/Geografia

Laboratório de Métricas da Paisagem

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114