CARTÕES POSTAIS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DA GEODIVERSIDADE DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA, CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Suedio Alves Meira Universidade Federal do Ceará
  • Denise da Silva Brito Universidade Estadual do Ceará
  • Jader Onofre de Morais Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Geoconservação, Educação Geológica, Interpretação Ambiental

Resumo

A Geodiversidade é composta pelo conjunto de elementos abióticos presente na paisagem, sendo que o seu estudo apresenta grande atraso se comparado ao da Biodiversidade, a qual foi o alvo das principais medidas de proteção instituídas nas ultimas décadas mediante a crise ambiental que tem se instaurado. Diante disso torna-se necessário o incentivo de estudos que abordem e divulguem a componente abiótica da natureza. As Unidades de Conservação são espaços propícios para o desenvolvimento de atividades de cunho interdisciplinar que objetivam a proteção do meio ambiente. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo alçar da confecção de cartões postais enquanto ferramenta de divulgação de conhecimento científico sobre a geodiversidade do Parque Nacional de Jericoacoara (Ceará, Brasil). A metodologia utilizada partiu do levantamento de referencial teórico sobre os principais temas abordados. Posteriormente, foram realizados trabalhos de campo para o inventário dos elementos da geodiversidade passíveis de utilização nos cartões postais. Por fim, foram confeccionados oito cartões postais por meio de softwares de edição de imagem e design gráfico. Percebesse, por meio da pesquisa, o caráter interdisciplinar da temática da Geodiversidade, a relevância da geodiversidade presente no Parque Nacional de Jericoacoara e que a confecção de cartões postais configura-se como uma importante ferramenta de difusão de conhecimento científico (educação ambiental) ao se apropriar de um elemento comum da prática turística já consolidada na área de pesquisa.

Biografia do Autor

Suedio Alves Meira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unifersidade Federal do Ceará (UFC), ligado ao Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo como trabalho de dissertação pesquisa sobre o Patrimônio Geológico do Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Apresenta afinidade e trabalhos nas temáticas relativas a Patrimônio Geológico, Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo, Geomorfologia, Geotecnologia e Pedologia.

Denise da Silva Brito, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação (Licenciatura) em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (2014). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará, desenvolve pesquisas na área de Geografia Física e Riscos ambientais no Semiárido, participo do grupo de estudo GEOPED (Geomorfologia e Pedologia).

Jader Onofre de Morais, Universidade Estadual do Ceará

Geólogo pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Marine Earth Sciences; Doutor em Marine Geology na Faculty Of Sciences University of London e Pós-Doutor em Geologia Ambiental no Royal Holloway, University of London. Diretor do Instituto de Ciências do Mar-Labomar no período de 1976 a 1988 e Professor Titular do Departamento de Geologia da UFC. Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão.Foi Pesquisador Visitante em Geologia Marinha na Universidade de Londres (1989-1990), Chefe do Departamento de Geologia de 1992 a 1995. Desde 1998 é Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará, da qual foi Reitor no Período de 2004 a 2008. Coordena desde 1996 o Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica-LGCO da UECE. Diretor Científico da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAP (1995-1998), Presidente da FUNCAP de 1998 a 2004. Membro do comitê assessor de Oceanografia por dois períodos. Membro desde 1970 e atual Coordenador do Programa de Geologia e Geofísica Marinha- PGGM. Professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (Labomar-UFC) e em Geografia (UECE). Atual coordenador do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica da UECE. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Geológica, atuando principalmente nos seguintes temas: sedimentação costeira e marinha, evolução da zona costeira, impacto ambiental, geologia ambiental e aplicações no gerenciamento costeiro.

Downloads

Publicado

20-12-2016

Edição

Seção

Artigos