PRÁTICAS DE EDUAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE APLICADAS A FORMAÇÃO DA CIDADANIA

Nágila Fernanda Furtado Teixeira, Pedro Edson Furtado Moura, Francisco Alexandre Coelho, Antonio Jeovah de Andrade Meireles

Resumo


O presente estudo objetiva relatar práticas de Educação Ambiental na perspectiva da sustentabilidade desenvolvidas pelo projeto de extensão Sala Verde Água Viva da Universidade Federal do Ceará. A Educação Ambiental é entendida como à educação que privilegia a troca de experiências, o diálogo e práticas individuais e coletivas que busquem a sustentabilidade e a sensibilização dos envolvidos quanto à importância do respeito com a natureza e os indivíduos, bem como preservação e valorização do meio ambiente. Nessa perspectiva, realizou-se uma série de atividades, teóricas e práticas, com os alunos do 9° ano da Escola Municipal José Nauri Braga, Fortaleza-CE, a fim de promover e ampliar a discussão de temas ambientais na escola, a reflexão crítica e a formação da cidadania dos alunos. Primeiramente, desenvolveram-se seminários sobre globalização e meio ambiente, onde foram apresentados os conceitos de globalização, sociedade, meio ambiente, sustentabilidade, consumo, conservação e respeito, seguido de debates e construção de um painel ambiental. Efetivou-se também oficina sobre a degradação da Caatinga e da floresta Amazônica através de seminários e a confecção de uma maquete sobre os esses dois biomas. A metodologia utilizada baseou-se na investigação ação na vertente educativa e fundamentou-se na concepção de educação ambiental étnico-social. As atividades contaram com o engajamento e a participação ativa dos envolvidos alicerçada pelo comprometimento de todos com as ações sustentáveis e que por meio de reflexões críticas sobre os temas abordados tornaram-se indivíduos conscientes de seu papel na sociedade e na manutenção do meio ambiente equilibrado.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Sustentabilidade; Cidadania; Sala Verde Água Viva

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v10i2.3687

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA



 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Qualis da Capes (Baixar extrato do WebQualis)

Geografia B3

Geociências B4

Interdisciplinar B4

Ciências Ambientais B4

Ecologia e Meio Ambiente B4 

Biodiversidade B4

Engenharias I B4

Administração, Ciências Contábeis e Turismo B4

Ciências Agrárias I B5


Repositórios/Repositories: Scribd iPaper; DocStoc; Calaméo

Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Roraima. Editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Instituto de Geociências, Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

IGEO/Geografia

Laboratório de Métricas da Paisagem

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114