PRÁTICAS DE EDUAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE APLICADAS A FORMAÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • Nágila Fernanda Furtado Teixeira Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA pela Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Pedro Edson Furtado Moura Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Francisco Alexandre Coelho Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Antonio Jeovah de Andrade Meireles Professor Doutor do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Cidadania, Sala Verde Água Viva

Resumo

O presente estudo objetiva relatar práticas de Educação Ambiental na perspectiva da sustentabilidade desenvolvidas pelo projeto de extensão Sala Verde Água Viva da Universidade Federal do Ceará. A Educação Ambiental é entendida como à educação que privilegia a troca de experiências, o diálogo e práticas individuais e coletivas que busquem a sustentabilidade e a sensibilização dos envolvidos quanto à importância do respeito com a natureza e os indivíduos, bem como preservação e valorização do meio ambiente. Nessa perspectiva, realizou-se uma série de atividades, teóricas e práticas, com os alunos do 9° ano da Escola Municipal José Nauri Braga, Fortaleza-CE, a fim de promover e ampliar a discussão de temas ambientais na escola, a reflexão crítica e a formação da cidadania dos alunos. Primeiramente, desenvolveram-se seminários sobre globalização e meio ambiente, onde foram apresentados os conceitos de globalização, sociedade, meio ambiente, sustentabilidade, consumo, conservação e respeito, seguido de debates e construção de um painel ambiental. Efetivou-se também oficina sobre a degradação da Caatinga e da floresta Amazônica através de seminários e a confecção de uma maquete sobre os esses dois biomas. A metodologia utilizada baseou-se na investigação ação na vertente educativa e fundamentou-se na concepção de educação ambiental étnico-social. As atividades contaram com o engajamento e a participação ativa dos envolvidos alicerçada pelo comprometimento de todos com as ações sustentáveis e que por meio de reflexões críticas sobre os temas abordados tornaram-se indivíduos conscientes de seu papel na sociedade e na manutenção do meio ambiente equilibrado.

Downloads

Publicado

20-12-2016

Como Citar

Teixeira, N. F. F., Moura, P. E. F., Coelho, F. A., & Meireles, A. J. de A. (2016). PRÁTICAS DE EDUAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE APLICADAS A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA, 10(2), 30–40. Recuperado de http://revista.ufrr.br/rga/article/view/3687

Edição

Seção

Artigos