PRONAF: AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA, DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RURAL E MULTIFUNCIONALIDADE EM SÃO JOÃO DEL-REI/ MG

Gabriel Max Oliveira Dias

Resumo


O município de São João del-Rei, Minas Gerais, apresenta forte participação e influência da agricultura familiar camponesa e produtos regionais. Grande parte dos recursos agrícolas produzidos são consumido na região, além de serem destinados aos centros de distribuição de Belo Horizonte.Apesar de toda sua relevância esta produção apresenta problemas estruturais que vão desde a produção até a comercialização. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise dos resultados do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), em São João del-Rei, realizada a partir de revisão bibliográfica, busca de dados e informações em fontes do Estado como IBGE e Banco Central do Brasil e trabalho de campo. Conclui-se que o PRONAF é uma política pública estabelecida em 1996 para o desenvolvimento territorial sustentável dos agricultores familiares, mas que permanece setorial; apresenta linhas de financiamento de atividades que não são características do espaço rural significando, portanto, que há uma intencionalidade e o esvaziamento da possibilidade de uma leitura política e ideológica dos conceitos de espaço rural, território e desenvolvimento; voltada para o agricultor familiar camponês e a sua inclusão no mercado através da pluriatividade, porém, a racionalidade deste sujeito está para a reprodução da vida e, não de um negócio.  As alterações promovidas no Programa, a partir de 2003 advêm do reconhecimento da necessidade de criação de novas horizontalidades no espaço banal para ampliar a esfera pública e a ação territorializada, de superar a “guerra entre os lugares” e, considerar o circuito inferior da economia como um “campo de possibilidades”.

Palavras-chave


Desenvolvimento territorial sustentável; agricultura familiar camponesa; políticas públicas; multifuncionalidade; pluriatividade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v10i2.3564

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA



 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Qualis da Capes (Baixar extrato do WebQualis)

Geografia B3

Geociências B4

Interdisciplinar B4

Ciências Ambientais B4

Ecologia e Meio Ambiente B4 

Biodiversidade B4

Engenharias I B4

Administração, Ciências Contábeis e Turismo B4

Ciências Agrárias I B5


Repositórios/Repositories: Scribd iPaper; DocStoc; Calaméo

Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Roraima. Editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Instituto de Geociências, Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

IGEO/Geografia

Laboratório de Métricas da Paisagem

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114