ANÁLISE SÓCIO-PRODUTIVA DOS ASSENTAMENTOS EM CÁCERES, MATO GROSSO: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Autores

  • Junior Miranda Scheuer Universidad de la República
  • Nicoly Seabra Botti Faculdade de Ensino Superior Santa Barbará
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

território, comercialização agrícola, agricultura familiar, políticas públicas

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o sistema sócio-produtivo da agricultura familiar nos assentamentos Bom Sucesso, Corixo, Jatobá, Katira, Nova Esperança, Rancho da Saudade e Sapiquá, localizados no município mato-grossense de Cáceres.  A pesquisa foi realizada com 27 agricultores familiares e a coleta dos dados ocorreu no primeiro semestre de 2014 por meio de entrevista semiestruturada. A formação escolar dos agricultores familiares predominou-se em ensino fundamental incompleto, contraindo matrimônio e organizados em pequenas propriedades, utilizando mão de obra familiar nas atividades agropecuárias (policultura) em uma infraestrutura deficitária. Evidenciou-se a possibilidade de implementação das políticas públicas do Programa de Aquisição de Alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar devido à capacidade produtiva, a proximidade e existência de escolas e de comércio local. Para isso, os agricultores familiares precisam se organizar em associações/cooperativas e os poderes públicos intervir no espaço e promover ações sólidas de desenvolvimento territorial e da agricultura familiar.

Biografia do Autor

Junior Miranda Scheuer, Universidad de la República

Doctorando en Ciencias Agrarias (Udelar/URY-UY);Mestre em Ambiente e Sistemasde Produção Agrícola (Unemat/MT-BR); Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (Uninter/PR-BR); Especialista em Educação Profissional (Senac/RS-BR); Tecnólogo em Produção Sucroalcooleira (Uri/RS-BR).

Nicoly Seabra Botti, Faculdade de Ensino Superior Santa Barbará

Graduanda em Engenharia Agronômica (FAESB/SP). Tecnóloga em Agronegócio (FATEC/SP)

Sandra Mara Alves da Silva Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Dra. em Geografia (UFRJ/Rio de Janeiro). Professora adjunta do Curso de Geografia e do Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Downloads

Publicado

10-12-2015

Edição

Seção

Artigos