O ensino de química e biologia têm sido aplicados de maneira fragmentada e compartimentalizada no processo educacional. A experiência de intervenção didática intitulada “Química da Digestão” visou a integração entre essas áreas do conhecimento por meio de palestras, questionários, ensaios e aulas práticas. A intervenção realizada proporcionou um maior significado aos conteúdos abordados. Os indicadores ácido/base naturais preparados são alternativas didáticas acessíveis para demonstrações e estudo de conceitos de química na educação básica e superior. De modo geral, a intervenção demonstrou eficiência e constitui uma ferramenta interdisciplinar promissora no ensino de química e biologia.
Downloads
Biografia do Autor
Magda Márcia Becker, Doutoranda da Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia legal da Rede Bionorte
Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Roraima (2007), Especialização na área de Pedagogia Escolar: Supervisão, Orientação e Administração pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2009) e Mestrado em Química com área de concentração em Química Ambiental pela Universidade Federal de Roraima (2012). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia pela BIONORTE/UFMA, Professor II de química do quadro efetivo da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos do Estado de Roraima e Química pela Secretaria de Estado da Saúde de Roraima.
Ana Maria Silva Rocha
Graduada em Química pela Universidade Estadual de Roraima em 2011