Indicadores de desempenho térmico de vedações verticais externas relacionados com o custo de habitação de interesse social com base na norma de desempenho no Brasil

Autores

  • Hugo Leonardo Gouveia Departamento de engenharia civil e ambiental, área de sustentabilidade ambiental energética na produção de edificações habitacionais.
  • Rosa Maria Sposto Universidade de Brasília, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18227/rct.v2i3.2515

Resumo

Resumo. Este trabalho teve como objetivo criar indicadores de desempenho térmico e relacioná-los ao custo de vedações externas de habitações de interesse social. Estes indicadores permitiram a avaliação do desempenho térmico a partir do tipo de substrato, da largura dos componentes e da espessura do revestimento. O procedimento empregado foi o simplificado. Foram consideradas as zonas bioclimáticas que contém cidades pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para o Sistema Nacional de Custos e Índices da Construção Civil. Os resultados indicaram que o tipo de material do substrato é o principal fator na determinação do desempenho térmico. Além disso, apontaram uma grande variação na taxa de atendimento aos requisitos de transmitância térmica devido a alteração da zona bioclimática, o que indica a importância em adequar as especificações de projeto para cada cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Leonardo Gouveia, Departamento de engenharia civil e ambiental, área de sustentabilidade ambiental energética na produção de edificações habitacionais.

Departamento de engenharia civil e ambiental, área de sustentabilidade ambiental energética na produção de edificações habitacionais.

Rosa Maria Sposto, Universidade de Brasília, Brasil

Departamento de engenharia civil e ambiental, área de sustentabilidade ambiental energética na produção de edificações habitacionais.

Downloads

Publicado

15/12/2016

Edição

Seção

Engenharia Civil e suas Aplicações