Tríplice fronteira Brasil, Peru e Colômbia e as implicações com o narcotráfico

Autores

  • Luiz Felipe de Vasconcelos Dias Balieiro Universidade do Estado do Amazonas.
  • Izaura Rodrigues Nascimento Universidade do Estado do Amazonas.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i26.2789

Palavras-chave:

Narcotráfico, Tríplice fronteira amazônica, Segurança Pública.

Resumo

Na região do Alto Solimões, extremo oeste do Amazonas, localiza-se a chamada Tríplice Fronteira Amazônica, formada pelas cidades de Tabatinga/Brasil, Santa Rosa/Peru e Letícia/Colômbia. Esta zona fronteiriça é identificada como uma das portas de entrada dos entorpecentes oriundos das zonas produtoras do Peru e Colômbia no território brasileiro. Este artigo objetiva promover a análise das características do narcotráfico na tríplice fronteira amazônica, com uma breve exposição do seu processo de formação histórica, dinâmica da atividade cocaleira e do narcotráfico nesses países vizinhos, além de expor o potencial de produção de cocaína, zonas de cultivo, e logística empregada pelos grupos envolvidos com o tráfico de cocaína destas localidades para o território brasileiro.

Biografia do Autor

Luiz Felipe de Vasconcelos Dias Balieiro, Universidade do Estado do Amazonas.

Mestre em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA; especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; graduado em Direito; Delegado de Polícia Civil.

Izaura Rodrigues Nascimento, Universidade do Estado do Amazonas.

Doutora em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional (UnB/Flacso/UFRR). Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (UFAM). Graduada em Ciências Sociais (UFAM). Professora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, onde coordena o Curso de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

06/07/2015

Como Citar

DIAS BALIEIRO, L. F. de V.; NASCIMENTO, I. R. Tríplice fronteira Brasil, Peru e Colômbia e as implicações com o narcotráfico. Textos e Debates, [S. l.], v. 2, n. 26, 2015. DOI: 10.18227/2317-1448ted.v2i26.2789. Disponível em: http://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/2789. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Comunicações