Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista RCT - Revista de Ciência e Tecnologia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

PORTUGUÊS
A RCT -  aceita inscrições para publicação de trabalhos nas áreas da Matemática, Física, Química, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, de acordo com o escopo das seções: Ciência e Tecnologia na Educação; Ciências exatas e suas aplicações; Produção do Ambiente Construído; e Tecnologias da Informação, Comunicação e Energia. São aceitos trabalhos encaminhados para publicação redigidos em português, inglês ou espanhol.

A RCT aceita trabalhos nos formatos de: Artigos; e Comunicações, Notas Técnicas e Revisões; a serem publicados dentro de cada seção. Atente-se ao escopo de cada seção:

Ciência e Tecnologia na Educação: esta seção é destinada a divulgar trabalhos teóricos, resultados de pesquisas originais e relatos de experiências didáticas, assim como o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem e na formação de professores nas áreas de Matemática, Física, Química, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Elétrica Os artigos podem abordar questões relacionada a educação básica e superior.

Ciências exatas e suas aplicações: esta seção se destina a vincular trabalhos que abordem resultados de pesquisas que tenham como foco de estudo as ciências exatas Matemática, Física e Química, divulgando tanto trabalhos com características puras, que abordam o conhecimento básico e fundamental em si, quanto divulgando trabalhos caracterizados como aplicados, os quais visam o uso do conhecimento dessas ciências para solucionar problemas práticos.

Produção do Ambiente Construído: esta seção é destinada a divulgar trabalhos que abordem pesquisas que tenham como foco de estudo as diversas áreas de Engenharia Civil, abrangendo conhecimentos como planejamento e controle de obras, geotecnia, transportes, estradas e portos, gerenciamento de recursos hídricos, sistemas estruturais, saneamento, controle e gestão ambiental e métodos computacionais aplicados à Engenharia Civil. São vinculados também nesta seção, pesquisas nas áreas da Arquitetura e Urbanismo, abrangendo conhecimentos como produção do espaço construído, conforto ambiental, eficiência energética e acessibilidade, planejamento e gestão urbana e regional, paisagismo, tecnologias de automação residencial, métodos e tecnologias de restauração, estudo de técnicas construtivas e materiais de construção, quer contemporâneas, quer tecnologias tradicionais e pretéritas, e pesquisa, estudos e avaliação do espaço construído em arquitetura e urbanismo.

Tecnologias da Informação, Comunicação e Energia: esta seção é destinada a divulgar trabalhos que abordem resultados de pesquisas que tenham como foco o estudo do conjunto de recursos tecnológicos e suas aplicações, que por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, proporcionam ou melhoram os processos informacionais e de comunicação, comportando ainda artigos que possuem o foco nas tecnologias que visam a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, e estudos relacionados a recursos tecnológicos que viabilizem a otimização da eficiência energética, aceitando trabalhos de pesquisadores nas áreas de Engenharia Elétrica, Ciências da Computação e Áreas afins.

 

IMPORTANTE: 

Os trabalhos enviados para a RCT deverão possuir a seguinte extensão (incluindo bibliografia):
Artigos: 11 a 25 páginas
Comunicações, Notas Técnicas e Revisões: 05 a 10 páginas


Os trabalhos devem ser enviados na extensão .pdf (Portable Document Format) obedecendo rigorosamente o Template da RCT (BAIXE-O AQUI).

Observação: O Template usado na RCT foi adaptado a partir do modelo da SBC - Sociedade Brasileira de Computação.

Os autores devem enviar a primeira versão do artigo para blind review, deste modo, as informações que possam identificar os autores devem ser escondidas. Para tanto, os autores devem inserir um quadro branco contendo a frase “blind review” sobre essas informações que os identificam. Caso o artigo seja aceito para publicação será solicitada a retirada do quadro.

 

OBSERVAÇÕES:

1) SEM CUSTOS: A RCT destaca que tanto a submissão, quanto todo o processamento (revisão, editoração, arquivamento, etc.) do artigo não apresentam custos para o(s) autor(es).

2) CONTEÚDO DOS TRABALHOS: O conteúdo dos textos é de exclusiva responsabilidade dos autores.

3) DIREITOS AUTORAIS: A RCT deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Esses direitos referem-se ao copyright e à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. O(s) autor(es) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à RCT.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.