Avaliação técnica e operacional de sistema de beneficiamento de trigo operando na região norte do Paraná

Autores

  • Evandro Marcos Kolling Universidade Tecnológica Federal do Parana
  • Emerson Trogello Instituto Federal Goiano
  • Alcir Jose Modolo Universidade Tecnológica Federal do Parana

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v9i2.2278

Palavras-chave:

Eficiência e rendimento do sistema. Triticum aestivum. Uniformidade da massa de grãos.

Resumo

A cultura do trigo apresenta importância no âmbito nacional e internacional. Em nível de Brasil a mesma vem apresentando crescimento em área, produtividade e consequentemente em produção. Este crescimento, no entanto, não é acompanhado pelos processos de beneficiamento de grãos, os quais apresentam, por vezes limitações no processo de limpeza, secagem e armazenamento. Dessa forma, objetivou-se com esse trabalho analisar técnica e operacionalmente uma unidade de beneficiamento e armazenagem de grãos de trigo situada na região norte do Estado do Paraná, com vistas à identificação e avaliação de equipamentos, procedimentos operacionais e pontos de estrangulamento. O estudo abrange etapas referentes à pré-limpeza, secagem, limpeza e armazenamento de grãos da cultura do trigo. O procedimento geral dos testes foi baseado na determinação das características iniciais, decorrentes e finais dos produtos e das operações de beneficiamento, a fim de determinar o rendimento e eficiência dos equipamentos dispostos ao longo do sistema. Observou-se condições inadequadas de manutenção de uma série de equipamentos. A segregação do produto nas moegas ocorre sem levar em consideração a amostragem de entrada do produto. O número de moegas existentes fornece apenas condições à recepção de diferentes produtos, fato que condiciona a formação de lotes de grãos com caracteres divergentes, vindo a influir negativamente ao longo de todo o processo. O sistema de secagem e limpeza apresentou, ainda, rendimento insatisfatório. Conclui-se que, a unidade amostrada não está de acordo com caracteres técnicos, gerando perdas quantitativas e qualitativas nos grãos de trigo.

Biografia do Autor

Evandro Marcos Kolling, Universidade Tecnológica Federal do Parana

Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001), especialista em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006) e doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Atualmente, professor do magistério superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atuante nos ramos de Engenharia Agrícola, Civil e Agronomia.

Emerson Trogello, Instituto Federal Goiano

Formado em 2009 no curso de Agronomia pela Universidade Tecnologica Federal do Parana- UTFPR. Mestrado em agronomia no ano de 2012 por mesma universidade. Doutorado na área de Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente professor do IFGoiano campus Morrinhos - GO.

Alcir Jose Modolo, Universidade Tecnológica Federal do Parana

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2006). É professor do curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR desde 2006, ministrando a disciplina de Mecanização Agrícola. Desde 2008, atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Agronomia - PPGAG, onde ministra a disciplina Relação Máquina-solo-planta. No período de 2009 a 2011 foi coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - PPGAG. No período de maio de 2011 a janeiro de 2013 exerci a função de assessor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu do Câmpus Pato Branco da UTFPR. É membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola desde 2006. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Otimização e Seleção do Uso de Máquinas, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: desempenho de semeadoras-adubadoras e relação máquina-solo-planta. Atualmente é bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária.

Downloads

Publicado

06/07/2015

Edição

Seção

Technical Note