Diversidade de Coleópteros em área cultivada com melancia no semiárido do Rio Grande do Norte.

Autores

  • Ewerton Marinho Costa Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
  • Elton Lucio Araujo Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Francisco Edivino Lopes da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Carlos Henrique Feitosa Nogueira UFRPE
  • Paolo Augustus Freitas Silva UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v8i2.2058

Palavras-chave:

Biodiversidade. Caatinga. Citrullus lanatus. Coleoptera.

Resumo

O cultivo da melancia é importante para o agronegócio brasileiro, especialmente na região Nordeste. Apesar da importância econômica, estudos sobre a entomofauna associada à cultura da melancia são escassos no país, especialmente em regiões semiáridas. Dentre os grupos da Classe Insecta, Coleoptera é uma das ordens de maior importância do ponto de vista econômico e ecológico em diversos ambientes, inclusive agrícolas. Portanto, objetivou-se com este trabalho avaliar a ocorrência e diversidade de Coleópteros em área cultivada com melancia no semiárido do Rio Grande do Norte. O estudo foi realizado em área de produção comercial (10.000 m2) de melancia inserida no bioma Caatinga, no município de Baraúna (RN). A coleta dos coleópteros foi realizada semanalmente, durante o ciclo da cultura, utilizando-se 20 armadilhas Pitfall e 20 armadilhas Moericke. As armadilhas foram instaladas na área uma semana após o plantio das sementes e mantidas até a colheita dos frutos. Foram coletados um total de 3.871 coleópteros, distribuídos em 12 famílias: Carabidae, Scarabaeidae, Scolytidae, Staphylinidae, Tenebrionidae, Passalidae, Curculionidae, Coccinellidae, Elateridae, Meloidae, Nitidulidae e Chrysomelidae. As maiores abundâncias relativas foram de espécimes das famílias Scarabaeidae (93,65%), Staphylinidae (1,94%) e Curculionidae (1,76%). Estes são os primeiros relatos de captura de coleópteros em área cultivada com melancia no bioma Caatinga, semiárido do Rio Grande do Norte.

Biografia do Autor

Ewerton Marinho Costa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Engenheiro Agrônomo (2009.2) e Mestre em Agronomia - Fitotecnia (2012) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Atualmente Doutorando em Agronomia - Fitotecnia da mesma instituição de ensino. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Proteção de plantas, Manejo Integrado de Pragas, Toxicidade de produtos fitossanitários, Taxonomia e sistematica de insetos, Formicidae, Apidae.

Elton Lucio Araujo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Prof. Associado da UFERSA, Departamento de Ciências Vegetais. Tem experiência na área de Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia/ecologia de moscas-das-frutas e manejo integrado de pragas de frutíferas tropicais

Francisco Edivino Lopes da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Graduado em Agronomia pela UFERSA. Atualmente mestrando em Fitotecnia pela mesma instituição.

Carlos Henrique Feitosa Nogueira, UFRPE

Mestre em Fitotecnia. Atualmente aluno do curso de doutorado em Entomologia Agrícola da UFRPE.

Paolo Augustus Freitas Silva, UFRPE

Graduado em Agronomia pela UFERSA. Mestre em Entomologia Agrícola pela UFRPE.

Downloads

Publicado

09/09/2014

Edição

Seção

Technical Note