Dinâmica do nitrato e cloreto no solo e a qualidade das águas subterrâneas do distrito de irrigação Baixo Acaraú, CE.

Autores

  • Nayara Rochelli de Sousa Luna UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Eunice Maia de Andrade Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Lindbergue Araújo Crisóstomo Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA/CNPAT, Fortaleza, Ce
  • Ana Célia Maia Meireles Universidade Federal do Ceará
  • Deodato do Nascimento Aquino Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v7i1.1042

Palavras-chave:

Manejo da irrigação. Qualidade da água. Lençol freático.

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido objetivando-se investigar como a água em sistemas de irrigação altera a dinâmica dos íons cloreto e nitrato no perfil do solo e seus impactos na água do lençol freático do distrito de irrigação Baixo Acaraú – DIBAU, Ceará, Brasil. Na investigação da dinâmica dos íons e da umidade no perfil do solo, coletaram-se amostras a cada 50 cm de profundidade desde a superfície até a zona da franja capilar do lençol freático. As coletas foram realizadas no período chuvoso (maio/11) e seco (set/11) nas duas áreas: A1 e A2. Para se identificar a concentração dos íons nas águas do lençol freático, foi feito um monitoramento mensal durante 12 meses (ago/10 a jul/11) em dois poços inseridos em campos irrigados e dois em áreas não cultivadas. Para avaliar se as variações dos teores de umidade gravimétrica e do conteúdo dos íons Cl- e NO3 - no solo apresentavam diferenças significativas entre os períodos de estiagem e chuvoso, empregou-se o teste t de Student ao nível de 5%. Os teores de cloreto do perfil do solo da área irrigada (A1), foram superiores em 62% aos registrados na área não cultivada (A2) em ambas estações. O incremento de nitrato nos poços da área irrigada é preocupante, visto que estes em determinados meses do ano (nov/10) e (mar/11 a jun/11) excederam significativamente aos limites máximos aceitáveis para consumo humano pela Portaria No 518/2004 do Ministério da Saúde e Resolução 357/05 CONAMA.

Biografia do Autor

Nayara Rochelli de Sousa Luna, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Departamento de Engenharia Agrícola - UFC Área de concentração: Manejo e Conservação de Bacias Hidrográficas no Semiárido

Eunice Maia de Andrade, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora do Departamento de Engenharia Agrícola - UFC Área de concentração: Manejo e Conservação de Bacias Hidrográficas no Semiárido

Lindbergue Araújo Crisóstomo, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA/CNPAT, Fortaleza, Ce

Pesquisador da EMBRAPA/CNPAT Agroindústria Tropical, Fortaleza, CE

Ana Célia Maia Meireles, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Engenharia Agrícola - UFC Área de concentração: Manejo e Conservação de Bacias Hidrográficas no Semiárido. Bolsista PNPD/Capes.

Deodato do Nascimento Aquino, Universidade Federal do Ceará - UFC

Departamento de Engenharia Agrícola - UFC Área de concentração: Manejo e Conservação de Bacias Hidrográficas no Semiárido. Doutorando.

Downloads

Publicado

03/05/2013

Edição

Seção

Original Scientific Article