Logística Interna dos Grandes Varejistas de materiais de Construção em Santarém – Pará, 2014

Autores

  • Fernando Monteiro D'Andrea Instituto Esperança de Ensino Superior
  • Andreia Portela Cezar
  • Edilene Teixeira da Silva Administradora de Empresas

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v5i2.2663

Palavras-chave:

Logística Interna, materiais de construção, Amazônia, Santarém, Varejo

Resumo

A Logística Interna é de fundamental importância e deve ser cuidadosamente trabalhada dentro das organizações, pois é muito abrangente e tem forte impacto nos resultados globais. Esta trata das movimentações, armazenagem, manuseio, layout, identificação e endereçamento dos produtos dentro da empresa. Para que isso funcione adequadamente é necessária a existência de responsáveis pela logística. Optou-se por estudar o tema nos grandes varejistas de materiais de construção em Santarém, na Amazônia, afim de observar a relação teoria-prática. O trabalho busca compreender como funciona a Logística Interna dos grandes varejistas de materiais de construção em Santarém em 2014. Verificando junto aos responsáveis de logística das empresas pesquisadas como a logística interna está organizada. Utilizou-se uma Pesquisa Bibliográfica e de Campo, com abordagem qualitativa, com entrevista padronizada, as respostas foram analisadas e organizadas. Conclui-se que quatro das cinco empresas pesquisadas, possuem uma logística interna razoavelmente estruturada, na qual utilizam boa parte dos conceitos defendidos na teoria, além de usarem a aprendizagem adquirida por experiência de mercado. No entanto, a outra parte pesquisada, apesar de ser de grande porte, não usa conceitos e ferramentas adequadas para um melhor gerenciamento da logística interna. Modernamente, os métodos decisórios das empresas devem ser cautelosamente estudados, analisando o contexto, para que se diminuam os riscos para a empresa, neste cenário a Logística Interna dos varejistas de materiais de construção tem papel fundamental para a tomada de decisão, pois, sem planejamento adequado, poderá ser ineficiente, causando problemas para a empresa como um todo.

Biografia do Autor

Fernando Monteiro D'Andrea, Instituto Esperança de Ensino Superior

Engenharia de Gestão e Administração de Negócios, trabalhando nas áreas de Planejamento Estratégico, Qualidade e Marketing.

Andreia Portela Cezar

Administradora de Empresas

Referências

BALLOU, Ronald H.. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais, distribuição física. 1. Ed. 18 reimp. São Paulo: Atlas, 2007.

BULLER, Luz Selene. Logística Empresarial. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012.

CASTIGLIONI, José Antônio de Mattos. Logística Operacional: guia prático. 2. ed. São Paulo: Érica, 2009.

CHING, Hong Yuh. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

FLEURY, P. F., FIGUEIREDO, K.,. WANKE, P. (organizadores). Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. 1 ed. 3 reimp. São Paulo: Atlas, 2006.

MUSETTI, Marcel Andreotti; VERISSIMO, Nádia. A Tecnologia de Informação na Gestão de Armazenagem. Minas Gerais, 2003. Disponível em: < http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0112_0767.pdf> Acesso em: 02 maio 2014.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento a Cadeia de Produção: estratégia operação e avaliação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

OLIVEIRA FILHO, Joaquim Ramalho de (Coord.). Varejo de Material de Construção no Brasil: mecanismos operacionais. São Paulo: DVS, 2006.

SOUSA, Paulo Teixeira de. Logística interna: o princípio da logística organizacional está na administração dos recursos materiais e patrimoniais (ARMP). Revista Científica FacMais, Goiás, v. 2, n. 1, 2012. Disponível em: <http://revistacientifica.facmais.com.br/wp-content/uploads/2012/10/10.LOG%C3%8DSTICA-INTERNA-Paulo-Teixeira-de-Sousa.pdf> Acesso em: 02 maio 2014.

Downloads

Publicado

31/12/2015

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)