A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DAS DESPESAS PÚBLICAS DA JUSTIÇA FEDERAL DE RORAIMA

Autores

  • Caio Felipe Nascimento Universidade Federal de Roraima
  • Eslei Hoffmann Universidade Federal de Roraima
  • Max André de Araújo Ferreira Professor de Magistério Superior, lotado no Departamento de Contabilidade da Universidade Federal de Roraima
  • Francisco Carlos da Costa Filho Professor de Magistério Superior, lotado no Departamento de Contabilidade da Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v5i2.2647

Palavras-chave:

Controle Interno, Administração Pública, Despesa pública, Gestão Pública, transparência.

Resumo

O controle interno como órgão responsável por estabelecer os procedimentos adotados no âmbito de uma instituição contribui na prevenção da ocorrência de erros e fraudes, sendo estes corrigidos quando necessários. Desta forma, este artigo versará sobre os conceitos e objetivos de uma Unidade de Controle Interno, as legislações aplicadas a ele, sua importância na Administração Pública, bem como sua atuação na execução das despesas públicas geradas, tendo como base as atividades da Unidade de Controle Interno da Justiça Federal de Roraima. Como metodologia, foi utilizada para a construção do presente artigo, consulta de livros, artigos e legislações que regulamentam os trabalhos do objeto de estudo, bem como, utilização de questionários com servidores da Unidade de Controle Interno da Justiça Federal de Roraima. Neste sentido o artigo versará sobre como o controle interno da Justiça Federal de Roraima atua no processo de avaliar a realização das despesas públicas geradas pelo referido órgão.

Biografia do Autor

Caio Felipe Nascimento, Universidade Federal de Roraima

Bacharel em ciências contábeis, formado na UFRR, servidor da UFRR, atualmente ocupando o cargo de coordenador de materiais e pós graduando em auditoria e perícia contábil.

Eslei Hoffmann, Universidade Federal de Roraima

Bacharel em ciências contábeis, formado na UFRR.

Referências

ALMEIDA, M. C. Auditoria: Um moderno curso e completo. 5. ed., São Paulo: Atlas. 1996.

ATTIE, W. Auditoria: Conceitos e aplicações. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CALIXTO, G. E. & VELASQUEZ, M. D. P.,Sistema de controle interno na administração pública federal. Revista Eletrônica de Contabilidade. Ed. Especial. Santa Maria: [s.n.], 2005. Disponível em: Acesso em: 15 set. 2014.

CAVALHEIRO, J. B. & FLORES, P. C., A organização do sistema de controle interno municipal. Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON. Porto Alegre: [s.n.], 2007.

CRUZ, F. da & GLOCK, J. O. Guia para a implementação do sistema de controle interno nos municípios. 2. Ed. Curitiba: Juruá, 2003.

COOK, J. W. & WINKLE, G. M. Auditoria: Filosofia e Técnica. 1.ed., São Paulo: Saraiva, 1979.

MENDES, S. Administração financeira e Orçamentária – teoria e questões. 4. ed., São Paulo: Metodo. 2013.

MOREIRA, M. M. O controle interno como paradigma da Administração Pública gerencial. Teresina: Jus Navigandi. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/7569>. Acesso em: 23 mai. 2014

ZANATTA, K. & BATISTELLA, G. L. A relevância do sistema de controle interno para a administração pública municipal. [S.I.]: Revista de Administração. 2013.

RIBEIRO, R. J. B. AFO – Administração financeira e orçamentária. 5. ed. Brasília: Vestcon. 2012.

Downloads

Publicado

31/12/2015

Edição

Seção

Administração Financeira (Financial Administration)