O DILEMA DO PEQUENO INVESTIDOR PERANTE AS ALTERNATIVAS CONSERVADORAS DE MERCADO: TÍTULOS PÚBLICOS VERSUS FUNDOS REFERENCIADOS DI

Autores

  • Wallace Gomes Graça Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Flávia Vital Januzzi Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fabrício Pereira Soares Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v5i2.2542

Palavras-chave:

Investidor conservador, Renda Fixa, Títulos Públicos, Fundos de Investimento, Finanças Pessoais

Resumo

Com uma análise centrada no pequeno investidor conservador, o presente trabalho possui como objetivo avaliar alternativas para aplicação além da tão difundida poupança. Especificamente, buscou-se comparar, em um determinado período, aplicação em títulos públicos com aplicação em fundo de investimento conservador. Para tal foi pesquisado o melhor fundo de investimento varejo Referenciado DI para o ano de 2013, através do ranking dos 1000 melhores fundos do para o ano de 2013 segundo a revista EXAME. Como resultado, observou-se que a aplicação em títulos públicos para o período analisado foi mais atrativa (em termos de rentabilidade líquida) para o pequeno investidor em comparação com o fundo analisado, desde de que se vendesse os títulos antes do vencimento conforme as datas estabelecidas para a análise (19/12/2012 e 16/10/2013). A principal conclusão extraída de tal estudo é que, o investidor deve analisar suas alternativas de aplicação e considerar custos, principalmente quando deseja construir uma carteira que mescle recursos de renda fixa e variável. Outra recomendação é saber qual seu objetivo com o investimento, principalmente os conservadores, que na grande maioria só conhecem a poupança como forma de acumular recursos. Como grande contribuição busca-se oferecer para o leitor uma visão sobre estratégias de investimento em títulos públicos no contexto de mudanças na taxa básica de juros, auxiliando na melhor gestão do seu recurso e na ampliação do seu bem-estar no longo prazo. Pretende-se desmistificar a visão de que fundos de investimento ofertados para o varejo sempre são a melhor alternativa de aplicação.

Biografia do Autor

Wallace Gomes Graça, Universidade Federal de Juiz de Fora

Atualmente é funcionário do Banco do Brasil. É pos graduado em Finanças pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Flávia Vital Januzzi, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora efetiva da Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é doutoranda em Administração na UFMG.

Fabrício Pereira Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Departamento de Finanças e Controladoria da FACC/UFJF

Downloads

Publicado

31/12/2015

Edição

Seção

Administração Financeira (Financial Administration)