ESTUDO DA ÁGUA EM GEOGRAFIA: POR UMA CONEXÃO DE PAISAGENS E TERRITÓRIOS

Autores

  • Leonardo Bastos Brum Universidade Federal Fluminense
  • Flavio Rodrigues do Nascimento Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10i22.3304

Palavras-chave:

Água, Paisagem, Território, Bacia Hidrográfica

Resumo

Este trabalho é uma tentativa de refletir sobre mais um caminho para estudos que são motivados pelo elemento água, que devido sua importância para a vida e a atual realidade socioeconômica carece de mais aprofundamentos. Sendo elemento central tanto na formação e evolução das paisagens quanto na organização e estrutura do território, propõe-se uma abordagem integrada a partir da interação dos saberes da paisagem e do território, como uma contribuição geográfica a temática. Sem a pretensão de esgotar o tema e sim possibilitar novas contribuições, são apresentadas possibilidades conceituais de relação entre paisagem, território e a bacia hidrográfica – unidade natural conveniente aos estudos em água – como uma possibilidade para geração de respostas ao planejamento ambiental territorial, que dê conta dessa realidade cada vez mais complexa e possa promover o melhor uso do espaço e garantir melhor qualidade de vida a população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Bastos Brum, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e atualmente é doutorando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. É professor de Geografia do ensino básico e superior e pesquisador do Núcleo de Estudos e Planejamento em Hidrogeografia (NEPH) - UFF. Atua em linha de pesquisa ligada a Geociências, com ênfase em Hidrologia, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Geomorfologia e Meio Ambiente.

Flavio Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Geografia pela UFC, Licenciatura e Bacharelado, Mestre (UECE) e Dr (UFF) em Geog. Professor do Dept° (Sub-chefe de Dept.) e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFF e pesquisador do Lab. de Geog. Física - LAGEF. Coordenador do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa e Planejamento em Hidrogeografia (NEPH/UFF). Editor da Revista Geographia/UFF. Prof. colaborador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará. Professor Visitante do Dept de Geografia da Univ. Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique e do Programa de Postgrado Multidisciplinar en Ciencias Ambientales de Universidad Autónoma de San Luis Potosí/ México. Coordenador do projeto: Fortalecimento Institucional entre Universidades Federais no Brasil e Moçambique ? desenvolvimento do Mestrado em Geografia Física, Ambiente e Ordenamento do Território da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo.Tem experiência na área de Geografia e Geociências, com ênfase em Recursos naturais e planejamento ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, hidrogeografia, bacia hidrográfica, semiárido, degradação ambiental e desertificação. Avaliador ad hoc da CAPES e de periódicos: Geographia (UFF), Mercator (UFF), Cuadernos de Geografía (Universidad Nac. de Colombia); Boletim Goiano (UFG); Espaço em Revista (UFG/Catalão); Entrelaçando - Rev. de Elet. de Ed. e Cultura (UFRB); Élisie - Rev. de Geografia da UEG; RA'EGA (UFPR) dentre outros. Pesquisador e articulador da Rede Center for Natural Resourses and Development, Alemanha (www.cnrd.info), envolvendo 11 Universidades de 10 países (Cologne Univesity of Aplplied Sciences - Alemanha; University Gadjah Mada/Indonésia; Tribhuvan University/Nepal; University of Jordan/Jordânia; Ain Shams University/ Egito; UFF e USP/Brasil; Pontifical Catholic University of Valparaíso/Chile; Autonomous University of San Luis Potosí/ México; University of Eduardo Mondlane/Moçambique). Pesquisador do Centro Del Agua para Zonas Áridas y Semiáridas de América Latina y el Caribe (CAZALAC, Chile) e do Programa de Cooperação Brasil-Cuba (CAPES/MES) em estudos comparativos entre o litoral do Rio de Janeiro e Havana. Enquanto resultados de trabalhos, tem obtido prêmios internacional e nacionais: - Concurso Melhor Tese de Doutorado da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Geografia/ ANPEGE- Mensão Honrosa; -Menção Especial - Concurso Experiencias Exitosas de Políticas de Gestión Ambiental Municipal para Ciudades Pequeñas y Medianas de América Latina y el Caribe, com o Projeto Vigilantes da Água no Ceará. Centro Latinoamericano para el Desarrollo Rural - RIMISP, Santiago, Chile (apoio do IDRC); -Sistema de Avaliação e Premiação por Resultados da Embrapa:- Premiação Nacional de Equipes, Categoria Parceria; e, Premiação Nacional de Equipes, Categoria Qualidade Técnica

Downloads

Publicado

03/05/2016

Edição

Seção

Artigos