ANÁLISE DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO MUNICÍPIO DE PINHALZINHO – SC COMO ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO FAMILIAR

Autores

  • Carla Hentz Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10i22.2899

Palavras-chave:

Políticas públicas de desenvolvimento rural, Agricultura familiar, Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, Pinhalzinho – SC.

Resumo

Este artigo tem como tema as políticas públicas de desenvolvimento rural voltadas para a agricultura familiar, mais especificamente o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Busca-se analisar as possibilidades de comercialização abertas pela instauração desta política pública e, até que ponto, isso tem propiciado alternativas econômicas e sociais para que os pequenos produtores familiares consigam se inserir de forma autônoma no mercado, superando o modelo hegemônico pautado no “sistema de integração” com as agroindústrias processadoras que atuam no estado de Santa Catarina. Para se alcançar esse objetivo, considerando como área de estudo o município de Pinhalzinho-SC, trabalhou-se com dados de fontes secundária e primária. Além disso, foi realizada revisão bibliográfica acerca das temáticas: políticas públicas de desenvolvimento rural e agricultura familiar. Os resultados revelam que o PAA se constitui como uma importante política pública, principalmente como alternativa acessória de renda para o núcleo familiar. Por outro lado, a pesquisa permitiu evidenciar lacunas que limitam uma ruptura com o modelo produtivo dominante na região oeste catarinense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03/05/2016

Edição

Seção

Artigos