Variabilidade espacial de atributos do solo indicadores de degradação ambiental em microbacia hidrográfica

Autores

  • Luis César de Aquino Lemos Filho Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Larissa Luana Nicodemos Ferreira Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Daniel Lima de Lyra GeoBase Engenharia.

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v11i1.3413

Palavras-chave:

Densidade do solo. Geoestatística. Matéria orgânica.

Resumo

O uso e a exploração além da capacidade de suporte e a ausência de práticas conservacionistas trazem consequências negativas para os solos, como impactos em suas propriedades físicas e químicas, acelerando o processo de degradação. Logo, o conhecimento da variabilidade espacial das propriedades do solo, como densidade e matéria orgânica, pode contribuir para o seu manejo adequado. Com isso, objetivou-se estudar a dependência espacial dessas duas variáveis, densidade e matéria orgânica do solo, por meio de técnicas da geoestatística. O trabalho foi realizado numa microbacia hidrográfica de cabeceira, no município de Andrelândia-MG. Foram selecionados 58 pontos, nos quais foram analisados os dois atributos nas camadas de 0-0,2 e 0,2-0,4 m de profundidade. Os resultados mostraram que a camada de 0-0,2 m apresenta-se menos compactada e com maior teor de matéria orgânica quando comparada com a camada de 0,2-0,4 m. O modelo do semivariograma que apresentou maior dependência espacial foi o exponencial. A densidade e a matéria orgânica do solo apresentaram dependência espacial, o que mostra a importância desses estudos para manejar adequadamente o solo, visto que a krigagem mostrou ser uma relevante ferramenta no conhecimento da dinâmica espacial da densidade do solo e da matéria orgânica na microbacia, podendo ser utilizada na tomada de decisão, tanto para a conservação quanto para a manutenção da qualidade dos recursos naturais.

Biografia do Autor

Luis César de Aquino Lemos Filho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Engenharia de Água e Solo pela UFLA, atualmente professor da UFERSA, lotado no Departamento de Ciências Ambientais (DCAT).

Larissa Luana Nicodemos Ferreira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestre em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Daniel Lima de Lyra, GeoBase Engenharia.

Graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Engenharia Civil pela Universidade Potiguar (UNP).

Downloads

Publicado

31/03/2017

Edição

Seção

Original Scientific Article