Comparação de características produtivas entre progênies de meios irmãos de mangabeiras de populações do Amapá e da Paraíba

Autores

  • Gilberto Ken-Iti Yokomizo Embrapa Amapá
  • Igor Correa dos Santos Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP
  • Ary Camargo de Freitas Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior - IMMES

DOI:

https://doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v11i1.3356

Palavras-chave:

Apocynaceae. Espécie Nativa. Gráfico Box Plot. Hancornia speciosa. Variabilidade Fenotípica.

Resumo

As populações nativas de mangabeiras, que fornecem frutas para produção de sorvetes, sucos, doces em calda e consumo de fruto fresco in natura, vem sofrendo pressão antrópica, podendo ser extintas. Nesse sentido, pesquisas que possam obter informações morfogenéticas para ações de melhoramento genético e para impedir o processo de erosão genética são importantes. Objetivou-se com este trabalho comparar as características produtivas de 36 progênies de meios irmãos de mangabeiras de populações do Amapá e oito da Paraíba. O delineamento estatístico utilizado foi um látice completo, com duas repetições e seis plantas por parcela. As características avaliadas foram: número estimado de frutos na planta (NF); média da massa de dez frutos (MF); média do diâmetro de dez frutos (DF); média do comprimento de dez frutos (CF). Pode-se concluir que as procedências do Amapá apresentaram maiores valores para MF, CF, DF, com presença de considerável variabilidade genética para CF e DF, indicando possibilidade de seleção e melhoramento para consumo de frutos frescos. As procedências da Paraíba, baseado no NF e demais características de frutos, são mais indicadas para melhoramento destinado à exploração artesanal/ industrial da polpa. As duas populações se mostraram distintas e, portanto, são úteis em um processo de intercruzamentos entre ambas, pela complementariedade genética existente, podendo gerar progênies com apreciável grau de divergência genética e maior desempenho relativo para as variáveis MF, CF, DF e NF.

Biografia do Autor

Gilberto Ken-Iti Yokomizo, Embrapa Amapá

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Agronomia (área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Agronomia (área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é pesquisador da Embrapa Amapá. Pós-Doutor em Agronomia (área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2008). Docente nos cursos de pós-graduação (mestrados) em Desenvolvimento Regional da UNIFAP e também no BIONORTE do MCT. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Quantitativa e Melhoramento Genético Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, cobertura verde, palmito de pupunheira, açaizeiro, ornamentais tropicais e mangabeiras.

Igor Correa dos Santos, Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (2005). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia

Ary Camargo de Freitas, Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior - IMMES

Possui graduação em Engenharia Florestal pelo Instituto Macapaense de Ensino Superior (2007). Atualmente é Mestre pela Universidade Federal do Amapá em Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento Regional (2011). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente no seguinte tema: dendrologia e plantas nativas do cerrado.

Downloads

Publicado

31/03/2017

Edição

Seção

Original Scientific Article