MENINOS E MENINAS: A CONSTRUÇÃO DOS PAPÉIS DE GÊNERO NO COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL AUGUSTO RIBAS ENTRE 1967 E 2002 (Boys and girls: the construction of gender roles in Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas between 1967 and 2002)

Autores

  • Vinicius CABRAL
  • Tamires Regina Aguiar de Oliveira CESAR
  • Mayã Polo de CAMPOS
  • Joseli Maria SILVA
  • Marcio Jose ORNAT

DOI:

https://doi.org/10.5654/acta.v7i14.777

Resumo

O Presente trabalho analisa a relação entre a espacialidade do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR) e a construção dos papéis de gênero, através dos cursos de Economia Doméstica Rural e Técnico em Agropecuária. As análises realizadas sobre os resultados do levantamento de campo evidenciam que a espacialidade do CAAR coloca-se enquanto uma possibilidade de experimentação de técnicas e ferramentas que remetem as espacialidades do privado/público, relacionadas a esperas de comportamentos sociais referentes a meninos e meninas, segundo a construção cotidiana dos papéis de gênero. Palavras-chave: Ponta Grossa; Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas; gênero; Geografia. ABSTRACT This paper examines the relationship between the spatiality of the Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR) and the construction of gender roles through the courses rural home economics and technician in farming. The analyzes performed about the results of the field survey evidenced that the spatiality of the CAAR arises as a possibility of experimentation of techniques and tools that refer the spatialities of private / public, expect from social behaviors related for boys and girls, according the daily construction of gender roles. Keywords: Ponta Grossa; Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas; gender, Geography. RESUMEN El presente trabajo examina la relación entre la espacialidad de Colegio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR), y la construcción de los roles de género a través de los cursos de economía doméstica rural y un técnico en la agricultura. Los análisis realizados sobre los resultados de la encuesta muestran que el campo de la espacialidad del CAAR surge como una oportunidad para experimentar con técnicas y herramientas que se refieren las espacialidades de privado / público, espera de comportamientos sociales relacionados para niños y niñas, de acuerdo la construcción cotidiana de los roles de género. Palabras clave: Ponta Grossa; Colegio Agrícola Estadual Augusto Ribas, género, Geografía. DOI: 10.5654/actageo2013.0714.0014

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21/04/2013

Edição

Seção

Iniciação Científica