Rede urbana e pequenas cidades no litoral do salgado paraense: uma abordagem a partir de Vigia, Marapanim e São João de Pirabas – PA

UMA ABORDAGEM A PARTIR DE VIGIA, MARAPANIM E SÃO JOÃO DE PIRABAS – PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i43.7610

Palavras-chave:

Pequenas cidades. Rede urbana. Amazônia. Litoral

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a inserção das pequenas cidades do litoral do Salgado paraense na rede urbana regional e suas particularidades em relação à relação cidade-região na Amazônia litorânea. A pesquisa adota uma abordagem inovadora, considerando a relação das cidades com o mar na Amazônia e a difusão do meio técnico-científico e informacional no território. O estudo apresenta elementos empíricos a respeito das articulações/interações na rede urbana de Vigia, Marapanim e São João de Pirabas, indicando que as cidades mantêm relações predominantemente horizontais e solidárias. Os resultados preliminares sugerem que, no litoral do Salgado paraense, há o predomínio de espaços da contiguidade, permitindo conhecer melhor a região.
O artigo contribui para a reflexão sobre as pequenas cidades do Salgado paraense e destaca a necessidade de compreender as particularidades regionais na análise da rede urbana. Além disso, chama a atenção para a importância de considerar a relação das cidades com o mar na Amazônia, ainda pouco explorada pela geografia. O estudo é estruturado em três momentos principais e busca compreender a relação das cidades com a região numa realidade marcada pela forte interação com o mar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio douglas Brito Amaral, Universidade Federal do Pará

Doutor em Geografia Humana (USP), mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA) e Professor Adjunto I da UFPA

Josenilson da Silva Melo , SEDUC PA

Bacharel e Licenciado Pleno em Geografia e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará. Docente da Secretaria de Educação do estado do Pará (SEDUC PA).

Referências

BAENA, M. Informações sobre as comarcas da província do Pará: organizadas em virtude do aviso circular do Ministério da Justiça de 20 de setembro de 1883. [Belém]: Typ. F. da Costa Júnior, 1886. 228 p.

BRASIL. Ministério da Pesca e Aquicultura. Boletim estatístico da pesca e aquicultura. Brasília: 2012. 129 pág. Disponível em https://docplayer.com.br/9988846-Boletim-estatisticoda-pesca-e-aquicultura.html.

CATELAN, M. J. Heterarquia Urbana: Interações espaciais interescalares e cidades médias. Presidente Prudente, SP: UNESP, 2012.

CORRÊA, R. L. Globalização e reestruturação da rede urbana: uma nota sobre as pequenas cidades. Revista Território, Rio de Janeiro, n. 6, p. 43-53, jan./jun. 1999.

___________. A periodização da rede urbana da Amazônia. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, v.49, n.3, p.39-68, jul./set. 1987.

DAMIANI, A. L. Cidades médias e pequenas no processo de globalização. Apontamentos bibliográficos. In: LEMOS, A. I. G.; ARROYO, M.; SILVEIRA, M. L. América Latina: cidade, campo e turismo. São Paulo: CLACSO, 2006.

ÉGLER, E. G. A Zona Bragantina no Estado do Pará. Revista Brasileira de Geografia. Ano XXIII, nº 3, 1961.

EL-ROBRINI, M.; ALVES, M. A. M. S.; SOUZA FILHO, P. W. M. e; EL-ROBRINI, M. H.; FRANÇA, C. F. Erosão e progradação do litoral brasileiro-Pará. In: DIETER, Muehe (Org.). Erosão e progradação do litoral brasileiro. Brasília: MMA, 2006, v., p. 41-46.

ENDLICH, Â. M. Pensando os papéis e significados das pequenas cidades no noroeste do Paraná. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) - FCT/UNESP, Presidente Prudente.

FRESCA, T. M. CENTROS LOCAIS E PEQUENAS CIDADES: diferenças necessárias. Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol. 9, p. 75-81, 2010. Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil.

_________. Em defesa dos estudos das cidades pequenas no ensino de geografia. Geografia, Londrina, vol. 10, n. 01, p. 27-34, jan/jun. 2001.

_________. A dinâmica funcional da rede urbana do oeste paulista: estudo de casos: Osvaldo Cruz e Inúbia Paulista. 1990. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico Brasileiro. Rio de Janeiro, IBGE, 2010.

__________. Região de Influência das Cidades. Brasília: IBGE, 2008.

LOUREIRO, V. R. Os parceiros do mar: natureza e conflito social da pesca da Amazônia. 1983. 301 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campo, 1983.

OLIVEIRA, J. A. A cultura nas (das) pequenas cidades da Amazônia brasileira. In: VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2004, Coimbra.

OLIVEIRA, M. V.; MANESCHY, M. C. Territórios e territorialidades no extrativismo de caranguejos em Pontinha de Bacuriteua, Bragança, Pará. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 9, p. 129-143, 2014.

RIBEIRO, W. O. Interações espaciais na rede urbana do Nordeste do Pará: particularidades regionais e diferenças de Bragança, Capanema e Castanhal. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente.

SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2005.

________. A urbanização brasileira. 5ª Ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

SCHOR, T; OLIVEIRA, J. A. Reflexões metodológicas sobre o estudo da rede urbana no Amazonas e perspectivas para a análise das cidades na Amazônia Brasileira. Acta Geográfica (UFRR). v.eesp, p.15 - 30, 2011.

TRINDADE JR., S. C. Das “cidades na floresta” às “cidades da floresta”: espaço, ambiente e urbanodiversidade na Amazônia brasileira. Papers do NAEA, Belém, n. 321, dez. 2013.

_________. Diferenciação territorial e urbanodiversidade: elementos para pensar uma agenda urbana em nível nacional. Cidades (Presidente Prudente), v. 7, p. 227-255, 2010.

_________. SILVA, M. A. P.; AMARAL, M. D. B. Das “janelas” às “portas” para os rios: compreendendo as cidades ribeirinhas na Amazônia. In: _____; TAVARES, Maria Goretti da Costa (Orgs.). Cidades Ribeirinhas na Amazônia: mudanças e permanências. Belém: EDUFPA, 2008, P. 27-47.

Downloads

Publicado

21/09/2023