As pequenas cidades da Amazônia Setentrional: um estudo sobre a cidade de Caracaraí/RR
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i39.7242Palavras-chave:
Dinâmica urbana, Agentes produtores, expansão urbanaResumo
A presente pesquisa se propôs a analisar o crescimento temporal da malha urbana de Caracaraí-RR. A preocupação em realizar essa análise se deve ao fato de Caracaraí se enquadrar na classificação das pequenas cidades, e, ao mesmo tempo, ser um palco interessante para as investigações sobre o urbano. O estudo iniciou-se, primeiramente, com pesquisa bibliográfica; posteriormente houve a pesquisa documental e a observação do objeto de estudo. A previsão das ações para cada uma dessas fases buscava responder aos objetivos específicos: traçar uma periodização dos agentes produtores de seu espaço urbano, considerando os eventos de cada período de sua Geo-história, e mapear o processo de expansão urbana da cidade. Os resultados demonstram que a expansão urbana da cidade tem como marco inicial a década de 1970, quando esse espaço recebeu um plano de urbanização. Considerando os proprietários dos meios de produção, os proprietários fundiários, os promotores imobiliários, o Estado e os grupos sociais excluídos, houve e ainda há a presença de alguns desses agentes na cidade, tendo estes interferência na modelagem de seu espaço urbano. Espera-se que as discussões retratadas nesta pesquisa possam contribuir para a relevância das discussões sobre pequenas cidades, bem como suas dinâmicas urbanas e sua importância no cenário da rede urbana brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.