Mapeamento de áreas de risco a inundações com imagens alos palsar: estudo de caso em Belém (PA)
Palavras-chave:
Inundações, ALOS PALSAR, Maré AltaResumo
A ocorrência de inundações em centros urbanos e periferias tem se tornado mais intensa e comum nas grandes capitais brasileiras. As inundações urbanas representam grandes impactos sobre a sociedade e podem ocorrer por motivos de urbanização ou de inundação natural da várzea ribeirinha. Nesse contexto, surge a necessidade de utilização de ferramentas tecnológicas para o planejamento de ações de prevenção e controle dessas inundações. Como é comum observar diversas ruas de Belém inundadas devido os eventos de maré alta, o presente estudo teve o objetivo mapear áreas de risco a inundação desta cidade. Para isso, foi utilizado no programa QGIS o Modelo Digital de Elevação (MDE) do satélite ALOS PALSAR que possui resolução espacial de 12,5 metros. A utilização desses recursos para o mapeamento de inundações mostra-se uma ferramenta tecnológica eficaz e de suma importância para o mapeamento de áreas de risco desses eventos adversos na cidade de Belém.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.