Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: experiência no ensino fundamental
Palavras-chave:
Educação ambiental. Resíduos sólidos. Compostagem. Ensino fundamental.Resumo
O artigo tem como objetivo desenvolver uma prática de Educação Ambiental na turma de 5º ano do ensino fundamental da Universidade da Infância, voltada à gestão de resíduos sólidos durante as aulas de Geografia. Dessa forma, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de obras e autores com base em temáticas da Educação Ambiental e dos resíduos sólidos, principalmente; pesquisa de campo, dentro da qual foram realizadas aulas teórico-práticas de Educação Ambiental, relacionadas à gestão dos resíduos sólidos, bem como registros fotográficos (na prática de campo), cuja finalidade foi a construção de uma composteira. Constata-se que muitos são os benefícios pedagógicos proporcionados por iniciativas de compostagem e reciclagem no ambiente escolar, uma vez que o tema dos resíduos sólidos está associado diretamente aos impactos socioambientais e interferem diretamente na forma de viver do aluno. No mais, a concretização desse trabalho foi bastante significativa não apenas no que se refere à prática em si, mas em algo maior, que é o encantamento no processo de aprendizagem através da Educação Ambiental.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.