Percepção dos ribeirinhos da colônia de pescadores Z-9 sobre impactos ambientais no Rio Ji-Paraná – RO
Palavras-chave:
Comunidade tradicional, Governança hídrica, Metodologia PEIRResumo
O presente artigo é fruto de um projeto de pesquisa que objetivou identificar a percepção dos pescadores da Colônia Z-9 localizada no município de Ji-Paraná – Rondônia a respeito dos indicadores de Pressão – Estado – Impacto – Resposta, que exercem influencia no ambiente e diagnosticar o perfil socioambiental de seus moradores, com o propósito de contribuir na identificação dos principais problemas enfrentados na colônia sob a ótica de seus moradores. Metodologicamente o diálogo ocorre através de uma oficina de mapeamento de indicadores socioambientais, e aplicação de questionário, corroborando com a construção do banco de dados. Como resultado identificou que 91% os entrevistados a utilizam a atividade pesqueira para o comércio, mesmo assim essa pratica atualmente para 78% dos entrevistados não garante suprir as necessidades básicas mensais, comprometendo a capacidade de resiliência da atividade tradicional e afastando o interesse dos mais jovens. Entre os fatores que compromete a atividade pesqueira é o aumento da poluição no rio Ji-Paraná com presença de resíduos sólidos e ampliação de banco de áreas, levando os pescadores a buscarem os peixes, cada vez mais distante ampliando o custo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.