Percepção dos ribeirinhos da colônia de pescadores Z-9 sobre impactos ambientais no Rio Ji-Paraná – RO

Autores

  • Decauita Poliana Peixoto Silva Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Josilena de Jesus Laureano Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Ana Paula Alves Gonçalves Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Joao Gilberto de Souza Ribeiro Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Nubia Deborah Araujo Caramello Grupo de Pesquisa Aigua, Territori i Sostenibilitat – GRATS UAB/Cataluña

Palavras-chave:

Comunidade tradicional, Governança hídrica, Metodologia PEIR

Resumo

O presente artigo é fruto de um projeto de pesquisa que objetivou identificar a percepção dos pescadores da Colônia Z-9 localizada no município de Ji-Paraná – Rondônia a respeito dos indicadores de Pressão – Estado – Impacto – Resposta, que exercem influencia no ambiente e diagnosticar o perfil socioambiental de seus moradores, com o propósito de contribuir na identificação dos principais problemas enfrentados na colônia sob a ótica de seus moradores. Metodologicamente o diálogo ocorre através de uma oficina de mapeamento de indicadores socioambientais, e aplicação de questionário, corroborando com a construção do banco de dados. Como resultado identificou que 91% os entrevistados a utilizam a atividade pesqueira para o comércio, mesmo assim essa pratica atualmente para 78% dos entrevistados não garante suprir as necessidades básicas mensais, comprometendo a capacidade de resiliência da atividade tradicional e afastando o interesse dos mais jovens. Entre os fatores que compromete a atividade pesqueira é o aumento da poluição no rio Ji-Paraná com presença de resíduos sólidos e ampliação de banco de áreas, levando os pescadores a buscarem os peixes, cada vez mais distante ampliando o custo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Decauita Poliana Peixoto Silva, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Engenheira Ambiental. Mestranda em Gestao e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua.

Josilena de Jesus Laureano, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Engenheira Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Rondônia (2017). Técnica em floresta pelo Instituto Federal de Rondônia-IFRO (2012). Mestranda do Programa de Pós-Graduação ProfÁgua - Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos no Estado de Rondônia. Integrante do Grupo de Pesquisa em Águas Superficiais e Subterrâneas-GPEASS do Laboratório de Limnologia e Microbiologia-LABLIM (UNIR campus de Ji-Paraná), com experiência em procedimentos de coleta de amostras de água subterrânea e superficiais, análises físicos, químicas, microbiológicas e estudo de fluxo subterrâneo.

Ana Paula Alves Gonçalves, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Engenheira Ambiental, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestranda do Programa de Pós-Graduação ProfÁgua - Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Atualmente é professora no Instituto Federal de Rondônia - Campus Jaru.

Joao Gilberto de Souza Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

É geógrafo, tem mestrado e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG). É professor da UNIR e atua principalmente com Políticas Públicas, Gestão Ambiental e Avaliação de Impactos Ambientais; Planejamento Ambiental.

Nubia Deborah Araujo Caramello, Grupo de Pesquisa Aigua, Territori i Sostenibilitat – GRATS UAB/Cataluña

integrante do Grupo de Pesquisa Aigua, Territori i Sostenibilitat – GRATS UAB/Cataluña desenvolvendo o projeto Extremo hídrico Cadeia do Atlas / Vale do Guaporé. Docente convidada do Programa de Mestrado Profissional em Gestao e Regulação de Recursos Hídricos e da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia.

Downloads

Publicado

01/09/2022