Fragmentos vegetais da caatinga e métricas da paisagem: uma abordagem no contexto do processo de desertificação
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i41.6636Palavras-chave:
Índice de paisagem, Uso e cobertura da terra, Sistema de Informação Geográfica, Canudos-BA.Resumo
No contexto geográfico, a Ecologia da Paisagem possibilita identificar fatores e implicações decorrentes da apropriação ambiental. As formas e os processos são mensurados através da descrição quantitativa e investigação sobre a estrutura da paisagem por uma variedade de índices. Por este estudo, objetivou-se analisar as métricas da paisagem para discutir sobre as alterações e impactos ambientais na estrutura da paisagem em uma escala temporal de cinco décadas, no intuito de acompanhar a evolução paisagística e discorrer sobre a deterioração ambiental no município de Canudos-BA. Esse localiza-se na Área Susceptível à Desertificação (ASD), no estado da Bahia, onde domina a aridez climática. A aplicação das métricas decorreu pela manipulação de cinco mapas de uso e cobertura da terra em ambiente de sistema de informação geográfica (SIG), a partir da definição de duas classes preponderantes, fragmento vegetal e polígono antrópico. Identificou-se a vegetação como a matriz da paisagem; no entanto, na depressão, onde o uso agropecuário é intenso, há um retalhamento vegetal e muitos fragmentos da caatinga arbórea e arbustiva diminuíram, desapareceram e encontraram-se mais espaçados entre os anos de 1977 e 2017. Em Canudos-BA, os polígonos antrópicos cresceram em uma média de 28,89% ao longo das décadas; em relação aos anos de 1977 e 2017, houve um aumento significativo de 503,82km2, equivalente a uma taxa de acréscimo de quase 100% da totalidade dos polígonos antrópicos. São áreas em que exigem práticas conservacionistas, para evitar a extinção das feições vegetais, exposição dos solos às intempéries e ampliação dos fatores de vulnerabilidade ambiental à desertificação.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.