Reflexões acerca das produções científicas realizadas com a Prosopis juliflora (Sw.) DC. (Leguminosae) e os desdobramentos socioambientais da sua inserção no Semiárido nordestino

Autores

  • Philipe Damasceno Pedreira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Jocimara Souza Britto Lobão Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Rodrigo Nogueira de Vasconcelos Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i42.6546

Palavras-chave:

Semiárido, Bibliometria, Plantas invasores, Prosopis, Caatinga

Resumo

O Semiárido brasileiro possui características marcantes nos seus aspectos socioambientais, em destaque as questões climáticas e hídricas, além do fenômeno das secas e do processo de desertificação que se materializa na interface da relação entre a sociedade e a natureza. Ainda neste sentido, tem-se o setor das atividades financeiras influenciadas pelo poder das oligarquias locais. No entanto, políticas públicas são exercidas na região, entre tais políticas, cita-se o incentivo à introdução da espécie vegetal, Prosopis juliflora (Sw.)DC., com inserção influenciada pelas suas características como o alto potencial forrageiro e a adaptabilidade de manter-se verde em pleno período seco, o que seria assim, a espécie “salvadora” e com alternativas socioeconômicas ao Semiárido. No entanto, passadas décadas da inserção das algarobeiras surgiram pesquisas acerca do seu comportamento como espécie invasora, com estudos que demonstraram relações da espécie com diminuição da riqueza da fitodiversidade da Caatinga, entre outros impactos, que muitas vezes conduzem à desertificação. Visto a dualidade que a espécie representa, buscou-se analisar as produções científicas acerca das percepções e da sua trajetória, que vai desde o aporte sociopolítico de sua inserção ao seu enquadramento como problemática ambiental. Para isso, aplicou-se a análise de produções científicas regidas em princípios estatísticos que utilizam de indicadores bibliométricos. Assim o estudo veio a demonstrar as tendências e correntes das produções a nível global e regional, retratando todo o histórico de introdução da espécie e dissertando acerca da sua relevância socioeconômica e do seu comportamento como espécie invasora e impactos ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Philipe Damasceno Pedreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduado em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGM-UEFS).

Jocimara Souza Britto Lobão, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003), mestra em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2006) e doutora em Geografia na Universidade Federal de Sergipe (2010).

Rodrigo Nogueira de Vasconcelos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2004), Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento (2008) e Doutorado em Ecologia (2013) pela Universidade Federal da Bahia e pós doutoramento - PNPD Capes pela Universidade Estadual Feira de Santana.

Downloads

Publicado

09/02/2023