Evolução espaço-temporal do uso e ocupação da terra no município de Ipiaú (BA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i41.6491

Palavras-chave:

Uso e Ocupação da Terra, Classificação Supervisionada, Planejamento Ambiental

Resumo

A implantação imprópria de novas formas de uso e ocupação da terra e a crescente demanda pelo uso dos recursos naturais necessita de novas ações de planejamento que visem um modelo de desenvolvimento sustentável. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é analisar as mudanças de uso e ocupação das terras de Ipiaú, município no Sul da Bahia, durante o período de 1989 a 2019. Para isso, foram utilizadas imagens do satélite Landsat-TM, as quais foram processadas com a utilização do software ArcGIS, a partir do método de classificação supervisionada por Máxima Verossimilhança (MAXVER). Os resultados evidenciaram importantes transformações na paisagem com expansão das áreas de pastagens e das áreas urbanas, além de expressivas variações das áreas de pastagens degradadas e solo exposto no município, em contrapartida, houve poucas diferenças na evolução de uso e cobertura das áreas florestadas. Este trabalho pretende contribuir com os estudos de evolução da paisagem e subsidiar melhores propostas de planejamento para o uso e a ocupação da terra na área em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Andrade Sampaio, Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET), Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Bolsista Capes no nível de Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais - PROET (UNEB - Campus I).

Sirius Oliveira Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Rio Claro (2018). Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), pesquisador líder do Núcleo de estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST - UNIVASF) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Downloads

Publicado

01/02/2023