ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP): UMA DEFINIÇÃO DO RISCO À INUNDAÇÃO PARA A AMAZÔNIA SETENTRIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i35.6473Palavras-chave:
Planejamento, Espaço urbano, Risco à inundaçãoResumo
Trabalhar com riscos ambientais é trabalhar com diferentes variáveis que podem interferir no processo de gênese e/ou intensificação de fenômenos nocivos à sociedade. A busca por alternativas para aferição probabilística de fenômenos naturais agressivos à sociedade, ou seja, os riscos vêm sendo uma constante. Para tanto, sugerir o Analytic Hierarchy Process (AHP), software livre disponibilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como meio para tal fim parece lógico, visto que este permite a ponderação de diferentes elementos e sua posterior hierarquização para diagnóstico e tomada de decisões frente aos riscos. Assim, tem-se como objetivo analisar as variáveis ambientais que corroboram para a gênese e/ou intensificação de áreas de risco à inundação na cidade de Boa Vista-RR e posteriormente mapeá-las por meio do AHP. Foram utilizados dados de declividade, distância de inundação das drenagens principais, bacias hidrográficas das drenagens secundárias e uso e cobertura do solo para hierarquização no AHP, por meio da Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algébrico (LEGAL), a qual permite ponderações entre os elementos elencados. O AHP mostrou ser software de geoprocessamento eficaz na mensuração de áreas de risco à inundação e na produção de produtos para se lidar com os riscos no presente e no futuro.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.