ANALYTIC HIERARCHY PROCESS (AHP): UMA DEFINIÇÃO DO RISCO À INUNDAÇÃO PARA A AMAZÔNIA SETENTRIONAL

Autores

  • Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Stélio Soares Tavares Júnior Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i35.6473

Palavras-chave:

Planejamento, Espaço urbano, Risco à inundação

Resumo

Trabalhar com riscos ambientais é trabalhar com diferentes variáveis que podem interferir no processo de gênese e/ou intensificação de fenômenos nocivos à sociedade. A busca por alternativas para aferição probabilística de fenômenos naturais agressivos à sociedade, ou seja, os riscos vêm sendo uma constante. Para tanto, sugerir o Analytic Hierarchy Process (AHP), software livre disponibilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como meio para tal fim parece lógico, visto que este permite a ponderação de diferentes elementos e sua posterior hierarquização para diagnóstico e tomada de decisões frente aos riscos. Assim, tem-se como objetivo analisar as variáveis ambientais que corroboram para a gênese e/ou intensificação de áreas de risco à inundação na cidade de Boa Vista-RR e posteriormente mapeá-las por meio do AHP. Foram utilizados dados de declividade, distância de inundação das drenagens principais, bacias hidrográficas das drenagens secundárias e uso e cobertura do solo para hierarquização no AHP, por meio da Linguagem Espacial para Geoprocessamento Algébrico (LEGAL), a qual permite ponderações entre os elementos elencados. O AHP mostrou ser software de geoprocessamento eficaz na mensuração de áreas de risco à inundação e na produção de produtos para se lidar com os riscos no presente e no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Geógrafo e especialista em Educação para a Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Pará, mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Roraima, doutorando em Geografia pelo Universidade Federal Fluminense. Prof. Assistente do Departamento de Geografia da UFRR.

Stélio Soares Tavares Júnior, Universidade Federal de Roraima

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1988), mestre em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1992) e doutor em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Roraima.

Downloads

Publicado

28/08/2020