MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA CIDADE DE LAJEADO/RS, NA PERSPECTIVA DE CHEGADA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i39.6337Palavras-chave:
Mobilidade acadêmica internacional. Lajeado. Educação superiorResumo
O número de estudantes que participam de programas de mobilidade acadêmica internacional, aumentou significativamente nas últimas décadas. Este estudo, de caráter exploratório, tem como objetivo compreender o fluxo internacional de estudantes da educação superior, na perspectiva de quem chega a Lajeado, uma cidade média situada no interior do Rio Grande do Sul. Para tal, articulam-se informações de dados quantitativos, obtidos em bancos de dados oficiais, seguidas de uma abordagem qualitativa a partir de aplicação de questionário a estudantes em mobilidade acadêmica na Univates, em 2019. A análise dos resultados evidenciou que os estudantes estrangeiros são provenientes de diferentes países e continentes, com destaque para os colombianos, para o sexo feminino e para uma média de idade de 23 anos. Essa realidade contribui com as dinâmicas de circulação intercultural na cidade.Downloads
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