Geograficidade amazônica: A percepção do lugar dos ribeirinhos de Sacaí, Baixo Rio Branco - RR

Autores

  • Éder Rodrigues Santos Universidade Federal de Roraima
  • Rubens Savaris Leal Universidade Federal de Roraima
  • Antonio Tolrino de Rezende Veras Universidade Federal de Roraima
  • Rafael Oliveira da Silva Maia Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i35.6175

Palavras-chave:

Ribeirinhos, lugar, geograficidade, fenomenologia, percepção.

Resumo

O texto analisa a ideia fenomenológica de lugar aplicada às narrativas dos moradores de Sacaí , comunidade ribeirinha pertencente ao município de Caracaraí, localizada a margem direita do Baixo Rio Branco. A partir de entrevistas semiestruturadas com os moradores e revisão bibliográfica, o trabalho tem como foco de análise, a percepção e a geograficidade dos ribeirinhos sobre o espaço vivido e seu modo de vida, noções vinculadas a perspectiva da geografia humanista-cultural. O texto é resultado de pesquisas realizadas durante duas expedições realizadas no Baixo Rio Branco, por meio do Programa de Cooperação Acadêmica na Amazônica nos anos de 2018 e 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder Rodrigues Santos, Universidade Federal de Roraima

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO), da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Tem bacharelado em Ciências Sociais, com habilitação em Sociologia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e bacharelado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (UFRR). Possui especialização MBA em Marketing pela Universidade Gama Filho (UGF/AM).

Rubens Savaris Leal, Universidade Federal de Roraima

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999) e com mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Graduação em Administração pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto (2020).

Antonio Tolrino de Rezende Veras, Universidade Federal de Roraima

Graduação: Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2009). É Professor Associado I da Universidade Federal de Roraima. Experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente urbano, planejamento urbano, geografia cultural e geografia do turismo. Pesquisador das temáticas das cidades amazônicas e suas especificidades. Professor do Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Geografia da UFRR e do Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos - PROFÁGUA.

Rafael Oliveira da Silva Maia, Universidade Federal de Roraima

Mestrando em Geografia (PPGEO/UFRR). Graduado em Geografia pela UFRR.

Downloads

Publicado

28/08/2020