CONFIGURAÇÃO GEOMORFOLÓGICA CONTEMPORÂNEA DE UMA VOÇOROCA SOBRE A LITOESTRUTURA SEDIMENTAR DA SUB-BACIA DE TUCANO CENTRAL – BA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i35.6072Palavras-chave:
Voçoroca, feições, erosão.Resumo
O entendimento evolutivo e atual das cicatrizes erosivas na paisagem dão subsídios para uma melhor compreensão da dinâmica do ambiente natural pretérito e contemporâneo de modo que a sua configuração geomorfológica denunciam a atuação dos condicionantes ambientais no processo de esculturação do relevo. Assim, para melhor conhecimento sobre a cicatriz erosiva em seus diferentes estágios, objetivou-se analisar a configuração contemporânea de uma voçoroca levando em consideração a evolução das feições morfológicas internas e externas no contexto da sub-bacia sedimentar de Tucano Central, no semiárido baiano. Neste sentido, para cumprimento desse objetivo norteador da pesquisa, utilizaram-se diferentes procedimentos metodológicos, priorizando o trabalho de campo e a elaboração de cartas temáticas sobre os condicionantes morfométricos do perímetro das voçorocas e perfis topográficos associados. Dessa forma, os resultados desse estudo mostram que a voçoroca apresenta uma abrangência areal correspondente a 10,979 km². Entretanto, pelo fato de apresentar uma dinâmica evolutiva avançada, possui uma configuração retangular sem a presença de canais secundários. Além disso, em sua setorização, observou-se foco erosivo de 9,008 km² predominando nos terços superior e médio da voçoroca que apresenta um sistema de morfologias internas com 08 alcovas de regressão no topo da cicatriz erosiva, além da formação de dutos, pedestais, queda de blocos, sulcos e ravinas generalizadas. Também, na porção inferior de maior acumulação de sedimentos abrangendo 1,971 km², constatou-se um extenso banco de sedimentação consolidado. Inclusive, seu posicionamento encontra-se desconectado à rede de drenagem local, com perda de solo estimada em 3,045 m³.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.