Experiências pedagógicas a partir da cultura: o caso de Porto Nacional - TO

Autores

  • ROBERTO DE SOUZA SANTOS Universidade Federal de Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i42.5938

Palavras-chave:

Cultura popular, Oficina pedagógica, Cultura regional

Resumo

O texto levanta uma discussão teórica e empírica sobre a cultura no município de Porto Nacional-TO. A discussão teórica baseia em uma revisão bibliográfica, com autores que abordam sobre a cultura, a cultura regional e local e sua definição e significado. O laboratório de experiência empírica foi realizado a partir de uma oficina pedagógica na Escola Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, com os alunos da turma 2ª ano do ensino médio técnico em segurança do trabalho. Além da realização da oficina pedagógica, para verificar empiricamente o objeto de estudo, recorreu a fontes empíricas com a aplicação de entrevistas e questionários a gestores, professores, alunos e com artistas representantes da cultura regional. A pesquisa tem como objetivo analisar um estudo de caso sobre a cultura regional, partindo do contexto histórico e cultural. Empiricamente, foi possível verificar que a cultura local ainda não é abordada pelas escolas com maior ênfase da cultura local. Entretanto, constatou-se que a cultura regional continua resistindo no tempo e no espaço. Teoricamente, deve-se entender a cultura como uma totalidade complexa e contraditória, desde as relações de produção, de reprodução técnico-econômicas e das representações de mundo com suas normas éticas e jurídicas, seus costumes e ideologias e os processos de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROBERTO DE SOUZA SANTOS, Universidade Federal de Tocantins

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso – Campus de Rondonópolis (1993), mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Geografia Pelo Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, SP (2006). Concluiu o curso de doutorado em 16 de maio de 2006. É Pós-doutor pela Instituto de Estudos Socioambientais – IESA – Programa de Pós-graduação do curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás – Goiânia (2013). É integrante do Núcleo de Estudos Urbanos e Agrários – NURBA da UFT. Atua como docente no Programa de Pós- Graduação em Geografia da UFT na linha de pesquisa: “Estudos Geoterritoriais”. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço geográfico, educação e espaço geográfico, meio ambiente, sociedade-natureza, urbanização; correntes do pensamento geográfico. É professor Associado III, professor no curso de graduação em Geografia da UFT – Campus Porto Nacional – TO.

Downloads

Publicado

09/02/2023