Experiências pedagógicas a partir da cultura: o caso de Porto Nacional - TO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i42.5938Palavras-chave:
Cultura popular, Oficina pedagógica, Cultura regionalResumo
O texto levanta uma discussão teórica e empírica sobre a cultura no município de Porto Nacional-TO. A discussão teórica baseia em uma revisão bibliográfica, com autores que abordam sobre a cultura, a cultura regional e local e sua definição e significado. O laboratório de experiência empírica foi realizado a partir de uma oficina pedagógica na Escola Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, com os alunos da turma 2ª ano do ensino médio técnico em segurança do trabalho. Além da realização da oficina pedagógica, para verificar empiricamente o objeto de estudo, recorreu a fontes empíricas com a aplicação de entrevistas e questionários a gestores, professores, alunos e com artistas representantes da cultura regional. A pesquisa tem como objetivo analisar um estudo de caso sobre a cultura regional, partindo do contexto histórico e cultural. Empiricamente, foi possível verificar que a cultura local ainda não é abordada pelas escolas com maior ênfase da cultura local. Entretanto, constatou-se que a cultura regional continua resistindo no tempo e no espaço. Teoricamente, deve-se entender a cultura como uma totalidade complexa e contraditória, desde as relações de produção, de reprodução técnico-econômicas e das representações de mundo com suas normas éticas e jurídicas, seus costumes e ideologias e os processos de comunicação.Downloads
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