A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NA CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO: ANÁLISE E PERSPECTIVA NO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE-RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i37.5931

Palavras-chave:

Aula de campo, ensino-aprendizagem, Geografia, Amazônia, Roraima

Resumo

O presente estudo científico foi fruto de uma atividade prática (aula de campo) de cunho interdisciplinar envolvendo as disciplinas: Geografia de Roraima e Geologia Geral, promovido pelo Curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual de Roraima (UERR), onde o locus da aula desenvolveu-se no município de Alto Alegre, no estado de Roraima, distante, aproximadamente, 94 km da sua Capital. O trabalho teve como objetivo desenvolver o ensino-aprendizado aos acadêmicos, de forma interdisciplinar, pautados nos aspectos humanos e físico do território roraimense, bem como mostrar o planejamento, desenvolvimento e resultados de uma aula prática fundamentada para o ensino superior. A metodologia foi fundamentada por 03 (três) pilares, que são: i) pré-campo (organização e planejamento); ii) atividade em campo (execução) e iii) pós-campo (reflexões, discussões e avaliação). Por fim, o estudo busca incentivar mais propostas de aulas de campo, pois dessa forma os professores possam levar o melhoramento da motivação e apreensão dos conteúdos de Geografia ao Ensino Superior.

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Publicado

02/05/2021