ANÁLISE DA REDE URBANA DA MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i36.5721Palavras-chave:
Rede Urbana, Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e classificação da rede urbanaResumo
A interação entre as cidades pode ocorrer de várias maneiras, seus habitantes ao procurarem suprir suas demandas por bens e serviços ou mesmo na busca por trabalho podem se deslocar de uma a outra. Contudo, podem optar por migrar, principalmente a curtas distâncias, uma vez que, as cidades dispõem de estruturas funcionais diferentes, tudo isso garante a existência de uma rede urbana. Nesse sentido este trabalho tem como objetivo central de analisar a rede urbana da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A escolha da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba como área de estudo deve-se ao fato desta ser uma região de extrema importância, tanto do ponto de vista estadual, como nacional. Ademais por esta ter um potencial de desenvolvimento expressivo, tanto no âmbito social quanto no econômico. Para isso foram feitas: pesquisa bibliográfica sobre o tema; coleta e tratamento de dados quantitativos; divisão da região em três porções, leste, central e oeste e cálculo da Rede de Linhas Ligadas. Para a compreensão do tipo de rede urbana existente na região, considerou-se a proposta de Trúllen E Boix (2003), constatando assim que a Rede Urbana da MRTMAP é bem estruturada se comparada com redes de regiões mais deprimidas social e economicamente. Portanto, ficou evidenciado igualmente que a Rede Urbana da MRTMAP, em sua maior parte é bem articulada, sendo policentrica-sinergética.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.