MENSURAÇÃO DOS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS DA MICRORREGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO - TO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i38.5569Palavras-chave:
Desenvolvimento Regional, Microrregião do Bico do Papagaio, Índice.Resumo
A pesquisa analisou o desenvolvimento regional da Microrregião do Bico do Papagaio -TO, através do Índice de Desenvolvimento Regional (IDR), para os anos de 2000 e 2010. Essa metodologia utiliza dados de base secundária e objetiva estimar o grau de desenvolvimento da região. Os resultados indicam que a região foi palco de violentas disputas pela posse da terra e que o município de Tocantinópolis destaca-se como Polo, apesar de apresentar baixos indicadores econômicos. A microrregião apresenta aptidão para o agronegócio, principalmente a agricultura (boa qualidade do solo). De forma geral, os municípios apresentam baixo desempenho nas dimensões econômica e social, destacando-se com piores indicadores o município de São Sebastião do Tocantins. Há necessidade de políticas públicas de caráter regional e investimentos em infraestrutura básica para estimular o potencial produtivo, para que, em um processo de transbordamento, se alcance melhores indicadores sociais na região.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.