O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): origem, mudanças e impactos

Autores

  • Eliane Regina Francisco da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" de Presidente Prudente
  • Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i43.5456

Palavras-chave:

PNAE, Repasses financeiros, AGricultura familiar

Resumo

O objetivo do presente artigo é mostrar a origem, as características, a implementação e as mudanças do PNAE por meio da análise dos repasses financeiros e aquisições da agricultura familiar para o referido programa em escalas nacional e do Estado de São Paulo no período de 2012 a 2016 e os impactos para os agricultores familiares e alunos. Buscamos expor algumas características e mudanças do PNAE e identificar os pontos positivos e as limitações do programa. Os procedimentos metodológicos utilizados foram o levantamento bibliográfico e a consulta no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os resultados obtidos mostraram que o PNAE tem contribuído para a reprodução socioeconômica dos produtores rurais e tem colaborado para a melhoria da dieta alimentar dos alunos e, por consequência, no rendimento escolar destes. Entretanto, o valor per capita repassado pelo Governo federal é baixo e a complementação dos recursos estaduais e municipais é insuficiente ou inexistente. Ademais, a obrigatoriedade da compra de, no mínimo, 30% dos recursos destinados pelo FNDE para produtos advindos da agricultura familiar não foi respeitada, nas escalas federal e estadual, no período de 2012 a 2016.

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Biografia do Autor

Eliane Regina Francisco da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" de Presidente Prudente

Doutora e Mestra em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Presidente Prudente, licenciada em Geografia pelo Centro Universitário "Dr. Edmundo Ulson", campus de Araras, graduada em Tecnologia em Agronegócio pela Faculdade de Tecnologia (FATEC), campus de Presidente Prudente, técnica em Agropecuária pela Escola Técnica "Antonio Eufrásio de Toledo" (ETEC), campus de Presidente Prudente e membro do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Regional e Agropecuária (GEDRA) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" de Presidente Prudente

Professora assistente doutora do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Pres. Prudente. Atua no Curso de Graduação em Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia. É pesquisadora (PQ) do CNPq. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia no período entre 01/08/2014 a 30/04/2017. Atuou como professora concursada do ensino fundamental e médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1987-1990) e do Curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Centro Universitário de Três Lagoas (1988-1993). Possui graduação em Geografia pela FCT/Universidade Estadual Paulista (1985), campus de Presidente Prudente; mestrado e doutorado em Geografia pelo IGCE da Universidade Estadual Paulista (1991 e 2000), campus de Rio Claro; e pós-doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales do CRBC - Paris (2005). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas; segurança alimentar; organização do espaço; relações campo-cidade; estratégias de reprodução social; formas de organização coletiva; desenvolvimento local e regional.

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Publicado

21/09/2023