Turismo como alternativa para o desenvolvimento territorial de municípios do interior do Estado da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i35.5446Palavras-chave:
turismo, espaço, produção, metodologiaResumo
O turismo vem se constituído como uma das principais alternativas de desenvolvimento territorial para os municípios brasileiros, especialmente nos setores litorâneos devido aos benefícios climáticos que favorecem a difusão do turismo de praia, apesar das diversidades paisagísticas e culturais encontradas nos municípios interioranos. Isso foi evidenciado em pesquisa realizada com financiamento do CNPq entre os anos de 2013 e 2016 na análise da espacialização do turismo no Estado da Paraíba sendo identificada quatro áreas geográficas sendo uma consolidada (João Pessoa), uma em consolidação (Campina Grande) e duas ainda em processo de formação (Patos e Cajazeiras). Entre os espaços identificados o de Campina Grande despertou-nos uma atenção especial devido a importância da cidade para o Estado da Paraíba e da influencia que a consolidação da mesma na formação da primeira Zona Turística na Paraíba. Diante do exposto, o texto ora apresentado corresponde aos resultados obtidos em pesquisa realizada entre 2016 e 2018 a qual teve por objetivo identificar os desafios para consolidação do turismo na região geográfica de Campina Grande a partir da identificação dos municípios inseridos nessa região por terem atributos que os qualifique como reais e potenciais. Os procedimentos adotados pautaram-se na aplicação de questionários, preenchimento de inventários, realização de entrevista e análise empírica. A pesquisa constatou que a produção do espaço turístico no Estado da Paraíba esteja passando por um processo de interiorização seguindo, portanto, um sentido contrário ao evidenciado na realidade regional. Contudo, a ausência de um maior envolvimento das gestões municipais associada a ausência de infraestrutura e equipamentos urbanos tem se apresentado como principais desafios na consolidação desse processo de interiorização.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.