SACRALIZAÇÃO DA NATUREZA E O USO RELIGIOSO DA AYAHUASCA: PERCEPÇÃO E ÉTICA AMBIENTAL DA FLORESTA AMAZÔNICA AOS CENTROS URBANOS

Autores

  • Julien Marius Reis Thevenin Universidade Federal de Rondônia http://orcid.org/0000-0002-7714-7364
  • Talita Benaion Bezerra Thevenin Universidade do Estado do Amazonas
  • Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i38.5444

Palavras-chave:

Ayahuasca, Sacralização da Natureza, Território religioso, Ética ambiental, Conservação Florestal.

Resumo

A relação que os grupos sociais estabelecem com a natureza está permeada pelos sistemas de representações e ideias, principalmente, os religiosos e filosóficos. Contudo, a trajetória percorrida pela sociedade urbano-industrial, baseada no lucro, tem conduzido a sérios problemas ambientais, dentre eles o desflorestamento da Amazônia. É na busca por relações que atribuam valores não econômicos à natureza que se inicia este artigo, que analisa a relação entre a percepção do sagrado na natureza e uma ética ambiental associada a comportamentos pró-ecológicos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico-documental, observações diretas, anotações e entrevistas semiestruturadas dirigida aos integrantes de três centros Daimistas, de um centro da Barquinha, e de vinte sete sedes locais da União do Vegetal, religiões que fazem o uso ritual do chá da Ayahuasca no Estado de Rondônia/Brasil. Os resultados mostraram que, na medida em que o indivíduo, de forma espontânea, reconhece o sagrado na natureza, amplia paralelamente e gradualmente a sua consciência ambiental e a sua postura ética perante o meio ambiente. Contudo, nas religiões analisadas, essas atitudes não dependem unicamente dos adeptos que chegam, já que alguns desses não demonstram ter um comportamento ecológico, mas, principalmente, de diversos arranjos institucionais estabelecidos que direcionam as práticas dos mesmos na gestão sustentável de seus territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julien Marius Reis Thevenin, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007), mestre em Geografia (UFS), doutor em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é pesquisador de pós-doutorado (PNPD/CAPES) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Tem experiência no ensino superior e no desenvolvimento de pesquisas na área de Geografia Cultural e Regional, Geografia do Turismo, Ecologia Humana, Biogeografia Cultural e Ecológica e Geoprocessamento aplicado à análise socioambiental. Membro de três grupos de pesquisa cadastrados pelo CNPq: Centro de Estudos e Divulgação de Informações sobre Áreas Protegidas, Bacias Hidrográficas e Geoprocessamento - CEDIAP-GEO (UNESP); Laboratório de Análise e Planejamento Ambiental - LAPA (UESC); e o Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vidas e culturas Amazônicas - GEPCULTURA (UNIR) integrado à rede NEER (Núcleo de Estudos em Espaço e Representações). Dentre os cursos complementares que realizou destacam-se os de: ArcGIS Desktop I e II - versão 10; Extensões ArcGIS Desktop (ministrados pela Imagem Geossistemas e Comércio). É autor e coautor de capítulos de livros, artigos, trabalhos completo e resumos sobre os temas citados, além de ter realizados trabalhos técnicos na área como: elaboração de mapas; palestras; cursos; coordenação de espaço de diálogo e grupo de trabalho; elaboração de relatórios e folhetos de divulgação cientifico educacional.

Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Associado dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da UFMT; Pós-Doutor pelo Center for Latin American Studies/University of Florida (2009); Doutor em Direito pela UFSC (2003); Mestre em Direito e Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991); Especialista em Direito Ambiental, Ciência Politica e Didática do Ensino Superior; professor do Programa de Mestrado em Direito Agroambiental da UFMT. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA. Coordenador Operacional do Programa de Doutorado Interinstitucional em Direitos Humanos e Meio Ambiente da UFPA/UFMT. Membro da Comission on Environmental Law da IUCN. Membro do Conselho Diretor da UFMT; Procurador do Estado de Mato Grosso; Diretor do Instituto O Direito por um Planeta Verde; membro do Conselho Diretor do Instituto Centro de Vida e da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico. Tem experiência na área de Direito Publico, com ênfase em Direito Ambiental, e inúmeras publicações nesta área.

Downloads

Publicado

08/09/2021

Edição

Seção

Artigos