Demanda, oferta e a gestão hídrica da barragem de Pau dos Ferros/RN
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v16i42.5439Palavras-chave:
Semiárido, Pau dos Ferros, Gestão dos recursos hídricos.Resumo
O Semiárido tem se tornado cada vez mais urbano, coexistindo com seus elementos naturais, como a seca, em uma das mais severas (2012-2018), muitos reservatórios vieram ao colapso e importantes cidades vieram a sofrer os impactos. Logo, a cidade de Pau dos Ferros/RN, pequena cidade que exerce funções de uma cidade média, contextualiza-se no cenário descrito. Neste sentido, o objetivo norteador deste trabalho é analisar elementos da relação entre oferta e demanda de água requerida pela cidade, apontando elementos da gestão do reservatório. A pesquisa contextualiza-se em todo o Semiárido Potiguar, dada à peculiaridade das questões hídricas nesse espaço e, especificamente, se desenvolve na realidade de Pau dos Ferros. A proposta é de uma pesquisa na perspectiva teórica de análise crítica. A análise demonstra que, a partir do ano de 2010, inicia-se a série histórica de baixas precipitações, acompanhada de crescimento do número de usuários, assim, é indicativo que existe uma grande capacidade de comprometimento do reservatório quanto à demanda requerida. Não se registra um planejamento estratégico que objetivasse racionalizar o uso das águas do reservatório, garantindo água por mais tempo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.