ASSENTAMENTOS RURAIS CEARENSES: AS ESTRATÉGIAS E ALTERNATIVAS ECONÔMICAS DO LAGOA DO CAPIM

Autores

  • Mercia Oliveira de Sousa Engenheira de Pesca formada pela Universidade Federal do Ceará
  • Filipe Augusto Xavier Lima Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC) http://orcid.org/0000-0003-4235-1311
  • Eduardo Rodrigues de Sousa Neto Perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i33.5429

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Pluriatividade, Reforma agrária.

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar como as famílias assentadas de programa oficial de reforma agrária vêm desenvolvendo suas estratégias de reprodução socioeconômica a partir de atividades agrícolas e não agrícolas. Realizou-se um estudo de caso específico, no Assentamento Lagoa do Capim, situado em São Luís do Curu, Litoral Oeste do Ceará. O percurso metodológico baseou-se em um enfoque qualitativo e para o levantamento de dados foram realizadas visitas ao assentamento, com a finalidade de entrevistar os representantes de cada família, e os resultados da pesquisa foram discutidos subjetivamente. Observou-se que, mesmo com o problema de escassez de água na área, as principais atividades desenvolvidas pelos agricultores são o plantio de milho, de feijão e de algumas fruteiras nos quintais produtivos. As famílias são de origem rural, beneficiárias de programas sociais e com alguma incidência de aposentados entre seus membros. Muitos dos seus indivíduos, especialmente os mais jovens, trabalham fora das propriedades em atividades agrícolas ou não agrícolas, para o complemento da renda familiar. Entre as atividades não agrícolas prevalecem àquelas ligadas ao comércio local, à terceirização ou prestação de serviços em outras propriedades e à informalidade, pela venda da força de trabalho no meio rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mercia Oliveira de Sousa, Engenheira de Pesca formada pela Universidade Federal do Ceará

Engenheira de Pesca formada pela Universidade Federal do Ceará.

Filipe Augusto Xavier Lima, Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Adjunto na área de Extensão e Desenvolvimento Rural, vinculado ao Departamento de Economia Agrícola (DEA) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Eduardo Rodrigues de Sousa Neto, Perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

Engenheiro Agrônomo. Mestre em Economia Rural. Perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Downloads

Publicado

20/12/2019